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Título: Cooperativismo como forma de organização de operadores de táxi aéreo
Outros títulos: Cooperative as form of organization of operators of charter flights
Autor(es): Lopes, Elismar Gonçalves
Lowndes, William Cunha de Jesus
Orientador(es): Sant'Anna, José Alex
Assunto: Aeronáutica comercial
Táxi aéreo
Cooperativismo
Aviação - companhias
Data de apresentação: 4-Dez-2003
Data de publicação: 11-Mar-2011
Referência: LOPES, Elismar Gonçalves; LOWNDES, William Cunha de Jesus. Cooperativismo como forma de organização de operadores de táxi aéreo. 2003. 108 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Atualmente, cerca de trezentas empresas de Táxi Aéreo integram aviação civil comercial brasileira. Essas empresas geram empregos e impostos em benefício da sociedade como um todo. Entretanto, é preciso oferecer a este mercado modelos organizacionais competitivos, já que as empresas de um modo geral se ressentem dos percalços conjunturais da economia nacional e internacional. Os percalços originários da situação econômica do país têm levado a instabilidade da oferta de serviços, afetando diretamente as pequenas empresas de Táxi Aéreo. O desafio deste trabalho é o de analisar um modelo organizacional alternativo, capaz de aumentar competitividade e a sobrevivência de empresas de menor porte. Com este propósito, entende-se que o emprego, de técnicas cooperativistas, adaptando-as às condições de pequenos operadores de Táxi Aéreo, fará com que haja uma maior estabilidade do mercado e melhor aproveitamento por parte dos usuários desse tipo de modalidade de transporte.
Abstract: Currently, about three hundred companies of charter flights integrate the Brazilian Commercial Flight Companies. These companies create jobs and income taxes in benefit of the society as a whole. However, it is necessary to offer to these market competitive organizational models, since the companies in a general way feel the effects of the national and international economy. The original profits of the Brazil economic situation are taken the instability of service offered, affecting the small charter flights companies. The challenge of this work is to analyze an alternative organizational model that is capable to increase competitiveness and to support the survival of small and medium flight companies. With this intention, the goal is to understand that the application of cooperative techniques by adapting the need of small charter flights companies will result into a better market stability and better usage on the part of users of this type of transportation modality.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1568
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