Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EduardoAlvesSilva_LeandroRodriguesdaCostaOliveira_tcc.pdf11,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividades de vida : software educacional para o desenvolvimento de ações funcionais concernentes ao autocuidado de jovens e adultos deficientes intelectuais
Autor(es): Silva, Eduardo Alves
Oliveira, Leandro Rodrigues da Costa
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Coorientador(es): Pereira, Maraísa Helena Borges Estevão
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Software educacional
Deficiência intelectual
Data de apresentação: 18-Jul-2016
Data de publicação: 11-Jan-2017
Referência: SILVA, Eduardo Alves; OLIVEIRA, Leandro Rodrigues da Costa. Atividades de vida: software educacional para o desenvolvimento de ações funcionais concernentes ao autocuidado de jovens e adultos deficientes intelectuais. 2016. xi, 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho descreve o processo de levantamento de requisitos, desenvolvimento e validação de um software educacional chamado Atividades de Vida, que tem como público alvo jovens e adultos com deficiência intelectual e é disponibilizado gratuitamente. Este programa serve como uma ferramenta complementar para o desenvolvimento de conteúdos do currículo funcional voltados para atividades de vida diária, tais como: escovar os dentes, pentear os cabelos, colocação e troca de absorvente, entre outros. Os resultados da aplicação deste software em escolas públicas teve respostas positivas, sendo bem aceito por professores e estudantes, o que torna esta ferramenta de ensino uma aliada do professor no processo de ensino.
Abstract: This paper describes the requirements gathering, development and validation of an educational software called Atividades de Vida, which has Its target audience for young and adults with intellectual disability and is available for free. This program serves as a complementary tool for the development of functional curriculum content focused on activities of daily living, such as brushing teeth, combing hair, placement and exchange absorbent, among others. The results of the implementation of this software in public schools had positive responses, being well accepted by teachers and students, which makes this teaching tool an ally of the teacher in the teaching process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons