Título: | Atividades de vida : software educacional para o desenvolvimento de ações funcionais concernentes ao autocuidado de jovens e adultos deficientes intelectuais |
Autor(es): | Silva, Eduardo Alves Oliveira, Leandro Rodrigues da Costa |
Orientador(es): | Veneziano, Wilson Henrique |
Coorientador(es): | Pereira, Maraísa Helena Borges Estevão |
Assunto: | Educação especial Educação inclusiva Software educacional Deficiência intelectual |
Data de apresentação: | 18-Jul-2016 |
Data de publicação: | 11-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Eduardo Alves; OLIVEIRA, Leandro Rodrigues da Costa. Atividades de vida: software educacional para o desenvolvimento de ações funcionais concernentes ao autocuidado de jovens e adultos deficientes intelectuais. 2016. xi, 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho descreve o processo de levantamento de requisitos, desenvolvimento e
validação de um software educacional chamado Atividades de Vida, que tem como público
alvo jovens e adultos com deficiência intelectual e é disponibilizado gratuitamente. Este
programa serve como uma ferramenta complementar para o desenvolvimento de conteúdos
do currículo funcional voltados para atividades de vida diária, tais como: escovar os
dentes, pentear os cabelos, colocação e troca de absorvente, entre outros. Os resultados
da aplicação deste software em escolas públicas teve respostas positivas, sendo bem aceito
por professores e estudantes, o que torna esta ferramenta de ensino uma aliada do professor
no processo de ensino. |
Abstract: | This paper describes the requirements gathering, development and validation of an
educational software called Atividades de Vida, which has Its target audience for young
and adults with intellectual disability and is available for free. This program serves as
a complementary tool for the development of functional curriculum content focused on
activities of daily living, such as brushing teeth, combing hair, placement and exchange
absorbent, among others. The results of the implementation of this software in public
schools had positive responses, being well accepted by teachers and students, which makes
this teaching tool an ally of the teacher in the teaching process. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|