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2016_EduardoAlvesSilva_LeandroRodriguesdaCostaOliveira_tcc.pdf11,75 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorVeneziano, Wilson Henrique-
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Alves-
dc.contributor.authorOliveira, Leandro Rodrigues da Costa-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Alves; OLIVEIRA, Leandro Rodrigues da Costa. Atividades de vida: software educacional para o desenvolvimento de ações funcionais concernentes ao autocuidado de jovens e adultos deficientes intelectuais. 2016. xi, 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve o processo de levantamento de requisitos, desenvolvimento e validação de um software educacional chamado Atividades de Vida, que tem como público alvo jovens e adultos com deficiência intelectual e é disponibilizado gratuitamente. Este programa serve como uma ferramenta complementar para o desenvolvimento de conteúdos do currículo funcional voltados para atividades de vida diária, tais como: escovar os dentes, pentear os cabelos, colocação e troca de absorvente, entre outros. Os resultados da aplicação deste software em escolas públicas teve respostas positivas, sendo bem aceito por professores e estudantes, o que torna esta ferramenta de ensino uma aliada do professor no processo de ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordSoftware educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.titleAtividades de vida : software educacional para o desenvolvimento de ações funcionais concernentes ao autocuidado de jovens e adultos deficientes intelectuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-11T18:52:54Z-
dc.date.available2017-01-11T18:52:54Z-
dc.date.submitted2016-07-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15678-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoPereira, Maraísa Helena Borges Estevão-
dc.description.abstract1This paper describes the requirements gathering, development and validation of an educational software called Atividades de Vida, which has Its target audience for young and adults with intellectual disability and is available for free. This program serves as a complementary tool for the development of functional curriculum content focused on activities of daily living, such as brushing teeth, combing hair, placement and exchange absorbent, among others. The results of the implementation of this software in public schools had positive responses, being well accepted by teachers and students, which makes this teaching tool an ally of the teacher in the teaching process.pt_BR
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