Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NatashaSoaresDoNascimento_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O medo devora a alma : fassbinder e o cinema dos marginalizados
Autor(es): Nascimento, Natasha Soares do
Orientador(es): Bó, João Batista Lanari
Assunto: Cinema
Cinema - aspectos sociais
Xenofobia
Racismo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 11-Jan-2017
Referência: NASCIMENTO, Natasha Soares do. O medo devora a alma: Fassbinder e o cinema dos marginalizados. 2016. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta monografia analisa o filme O medo devora a alma (1974), do cineasta Rainer Werner Fassbinder, avaliando como o diretor utilizou o cinema para denunciar o racismo e a xenofobia da sociedade alemã contra grupos marginalizados, após a Segunda Guerra Mundial. Para que se possa compreender o contexto em que este filme do gênero melodrama foi concebido serão enfocados as novas ondas cinematográficas, o cinema de autor e o Novo Cinema Alemão, movimento cinematográfico do qual Fassbinder fez parte.
Abstract: This monograph analyzes the movie Fear eats the soul (1974) directed by Rainer Werner Fassbinder, assessing how the director used cinema to denounce racism and xenophobia of German society against marginalized groups, after the Second World War. In order to understand the context in which this film of the melodrama genre was conceived, the focus must fall on the new wave films, the auteur theory and the New German Cinema, a film movement that Fassbinder was part of.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons