Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15677
Título: | O medo devora a alma : fassbinder e o cinema dos marginalizados |
Autor(es): | Nascimento, Natasha Soares do |
Orientador(es): | Bó, João Batista Lanari |
Assunto: | Cinema Cinema - aspectos sociais Xenofobia Racismo |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 11-Jan-2017 |
Referência: | NASCIMENTO, Natasha Soares do. O medo devora a alma: Fassbinder e o cinema dos marginalizados. 2016. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esta monografia analisa o filme O medo devora a alma (1974), do cineasta Rainer Werner Fassbinder, avaliando como o diretor utilizou o cinema para denunciar o racismo e a xenofobia da sociedade alemã contra grupos marginalizados, após a Segunda Guerra Mundial. Para que se possa compreender o contexto em que este filme do gênero melodrama foi concebido serão enfocados as novas ondas cinematográficas, o cinema de autor e o Novo Cinema Alemão, movimento cinematográfico do qual Fassbinder fez parte. |
Abstract: | This monograph analyzes the movie Fear eats the soul (1974) directed by Rainer Werner Fassbinder, assessing how the director used cinema to denounce racism and xenophobia of German society against marginalized groups, after the Second World War. In order to understand the context in which this film of the melodrama genre was conceived, the focus must fall on the new wave films, the auteur theory and the New German Cinema, a film movement that Fassbinder was part of. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons