Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sales, Márcia Castilho de | - |
dc.contributor.author | Fagundes, Júlia Brito | - |
dc.identifier.citation | FAGUNDES, Júlia Brito. O ensino-aprendizagem de artes no contexto do Curso Técnico em Controle Ambiental integrado à EJA em uma escola do campo: fortalecendo a integração. 2015. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste na realização de um Projeto de Intervenção Local (PIL) pautado pelos princípios da Pesquisa-ação (BARBIER, 2002) junto aos estudantes matriculados na primeira turma do curso Técnico em Controle Ambiental integrado à EJA, inaugurado no primeiro semestre de 2015 na escola do campo CED Irmã Maria Regina Velanes Régis, situada no Núcleo Rural Rodeador em Brazlândia-DF.
Desenvolvida como parte da formação no curso de pós-graduação “Cidadania e Diversidade na EJA”, pela FE/UnB, a presente pesquisa-ação busca compreender de forma dialógica e participativa de que forma a disciplina da área propedêutica artes se insere no currículo do Curso Técnico em Controle Ambiental. Desse modo, uma importante ação que faz parte deste PIL é provocar a construção de tempos/espaços de reflexão e pesquisa coletiva a fim de garantir a participação da comunidade escolar na formulação de um currículo integrado à nossa realidade em busca da continuidade no desenvolvimento do Plano de Curso, numa perspectiva emancipadora e comprometido com a formação integral dos futuros profissionais (BRASÍLIA, 2014b).
Concretamente, nas aulas de artes, os métodos que sustentam essa ação são o diário de bordo, na perspectiva de Paulo Freire (2011); a poética do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal (1975) e o Porta-fólio, na perspectiva de Benigna Villas Boas (2004). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | O ensino-aprendizagem de artes no contexto do Curso Técnico em Controle Ambiental integrado à EJA em uma escola do campo : fortalecendo a integração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-11T12:14:14Z | - |
dc.date.available | 2017-01-11T12:14:14Z | - |
dc.date.submitted | 2015-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15643 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Santos, Cláudio Amorim dos | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : Diversidade na EJA - Educação do Campo | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|