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Título: Diversidade etária na EJA e a cultura digital : estudo de caso de produção de conhecimento em rede com dispositivos móveis sobre o tema Aquífero Guarani no 3º segmento
Autor(es): Sampaio, Cárita da Silva
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Coorientador(es): Rehem, Indira Vanessa Pereira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - TIC e Sujeitos da EJA
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 11-Jan-2017
Referência: SAMPAIO, Cárita da Silva. Diversidade etária na EJA e a cultura digital: estudo de caso de produção de conhecimento em rede com dispositivos móveis sobre o tema Aquífero Guarani no 3º segmento. 2015. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Duas especificidades do público da EJA diferenciam e caracterizam o processo de ensino-aprendizagem dessa modalidade, a saber: a dupla jornada entre trabalho e estudo e a diversidade etária das turmas. É essa diversidade etária e, por consequência, a variedade de níveis de distorção idade-série na EJA o ponto central de debate neste PIL, tendo a informática, por meio da utilização de dispositivos móveis para produção do conhecimento em rede como instrumento pedagógico de mediação dessa diversidade sob o olhar teórico da cultura digital e da cibercultura. O projeto de intervenção local traz uma experiência com o uso das tecnologias em dispositivos móveis na construção de pesquisa amostral temática sobre o Aquífero Guarani com alunos do terceiro segmento da EJA no Centro Educacional 02 do Cruzeiro em Brasília, Distrito Federal para demonstrar o processo de construção do conhecimento em rede aproveitando o potencial da diversidade etária das turmas de EJA no processo de contribuição mútua entre os pares.
Abstract: Two specific public EJA differentiates and characterizes the process of teaching and learning of this type, namely the double day of work and study and age diversity of the groups. It is this age diversity and, consequently, the variety of levels of age-grade in adult education the focus of debate this PIL, and information technology, through the use of mobile devices to networked knowledge production as a pedagogical tool of mediation this diversity from a theoretical look of digital culture and cyberculture. The local intervention project brings an experience with the use of technologies in mobile devices in building sample thematic research on the Guarani Aquifer with students of the third segment of the EJA in Educational Center 02 Cruise in Brasilia, Federal District to demonstrate the construction process knowledge network using the potential of the age diversity of adult education classes in mutual contribution process among peers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação,III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase na EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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