Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CáritaDaSilvaSampaio_tcc.pdf631,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPimentel, Nara Maria-
dc.contributor.authorSampaio, Cárita da Silva-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Cárita da Silva. Diversidade etária na EJA e a cultura digital: estudo de caso de produção de conhecimento em rede com dispositivos móveis sobre o tema Aquífero Guarani no 3º segmento. 2015. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação,III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase na EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractDuas especificidades do público da EJA diferenciam e caracterizam o processo de ensino-aprendizagem dessa modalidade, a saber: a dupla jornada entre trabalho e estudo e a diversidade etária das turmas. É essa diversidade etária e, por consequência, a variedade de níveis de distorção idade-série na EJA o ponto central de debate neste PIL, tendo a informática, por meio da utilização de dispositivos móveis para produção do conhecimento em rede como instrumento pedagógico de mediação dessa diversidade sob o olhar teórico da cultura digital e da cibercultura. O projeto de intervenção local traz uma experiência com o uso das tecnologias em dispositivos móveis na construção de pesquisa amostral temática sobre o Aquífero Guarani com alunos do terceiro segmento da EJA no Centro Educacional 02 do Cruzeiro em Brasília, Distrito Federal para demonstrar o processo de construção do conhecimento em rede aproveitando o potencial da diversidade etária das turmas de EJA no processo de contribuição mútua entre os pares.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleDiversidade etária na EJA e a cultura digital : estudo de caso de produção de conhecimento em rede com dispositivos móveis sobre o tema Aquífero Guarani no 3º segmentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-11T10:26:07Z-
dc.date.available2017-01-11T10:26:07Z-
dc.date.submitted2015-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15636-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoRehem, Indira Vanessa Pereira-
dc.description.abstract1Two specific public EJA differentiates and characterizes the process of teaching and learning of this type, namely the double day of work and study and age diversity of the groups. It is this age diversity and, consequently, the variety of levels of age-grade in adult education the focus of debate this PIL, and information technology, through the use of mobile devices to networked knowledge production as a pedagogical tool of mediation this diversity from a theoretical look of digital culture and cyberculture. The local intervention project brings an experience with the use of technologies in mobile devices in building sample thematic research on the Guarani Aquifer with students of the third segment of the EJA in Educational Center 02 Cruise in Brasilia, Federal District to demonstrate the construction process knowledge network using the potential of the age diversity of adult education classes in mutual contribution process among peers.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - TIC e Sujeitos da EJApt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons