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Título: Educação de jovens e adultos : sujeitos de direitos e sua relação com o mundo do trabalho
Autor(es): Medrado, Gilson Silva
Souza, Luzia Rosa de
Vieira Junior, Manoel Rodrigues
Orientador(es): Costa, Danúbia Régia da
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2°segmento : Linguagens - Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Direitos humanos
Cidadania
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 10-Jan-2017
Referência: MEDRADO, Gilson Silva; SOUZA, Luzia Rosa de; VIEIRA JUNIOR, Manoel Rodrigues. Educação de jovens e adultos: sujeitos de direitos e sua relação com o mundo do trabalho. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Projeto de Intervenção Local surgiu da constatação de que os jovens e adultos trabalhadores, que ingressam na modalidade de ensino a eles destinada, possuem pouco conhecimento em relação aos direitos conquistados pelos trabalhadores. Ou seja, a consciência cidadã é muito vaga ou inexistente. Portanto, o Projeto busca proporcionar a aprendizagem e propor mecanismos para que os alunos busquem o conhecimento dos direitos sociais e constitucionais para o exercício pleno da cidadania, desperte o interesse pelas conquistas que envolvem o mundo do trabalho ao qual eles pertencem, estimular os alunos trabalhadores pela busca de novos conhecimentos acerca dos direitos trabalhistas, propiciar um ensino significativo a fim de que jovens e adultos sintam-se motivados para os estudos. A metodologia que se pretende implantar é baseada em atividades que visam integrar motivação e interesse por questões cidadãs que lhes são pertinentes, principalmente no mundo do trabalho. Conclui-se que uma metodologia baseada na realidade mais imediata dos estudantes, especialmente àquela que pode propiciar uma melhoria nas condições de trabalho é um fator motivador para que os próprios estudantes sintam-se estimulados a permanecer frequentes na EJA, evitando a evasão escolar, tão alta nessa modalidade de ensino.
Abstract: The Local Intervention Project came from the fact that young people and adult workers who enter into the modality of education that they were destined to, have little knowledge regarding the rights won by workers. In other words the citizen awareness is very vague or nonexistent. Therefore, the Project seeks to provide learning and propose mechanisms for students to seek knowledge of the social and constitutional rights to the full exercise of citizenship, arouse interest in the achievements that involve the world of work to which they belong, stimulate students workers for seeking new knowledge about labor rights, providing a meaningful education in order to young people and adults feel motivated to studies. The methodology which intends to implement is based on activities aimed at integrating of motivation and interest in civic matters that are relevant to them, especially in the work world. It is concluded that a methodology based on more immediate reality of the students, especially the one that can provide an improvement in working conditions is a motivating factor for the students themselves to feel encouraged to stay frequent in EJA, preventing truancy, so high in this type of education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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