Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HelenaCristinaAragaoDeSaMartins_tcc.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A função social da química : projeto de intervenção a partir da rotulagem de alimentos
Autor(es): Martins, Helena Cristina Aragão de Sá
Orientador(es): Carlos, Jairo Gonçalves
Rodrigues, Tiago Ferreira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : Ciências da Natureza - Química
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Química
Alimentos - rotulagem
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 10-Jan-2017
Referência: MARTINS, Helena Cristina Aragão de Sá. A função social da química: projeto de intervenção a partir da rotulagem de alimentos. 2015. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A Química é um dos componentes curriculares da modalidade EJA, sendo fundamental na formação do caráter sócio educacional dos educandos. Todavia é um desafio ensiná-la para os alunos do 3º segmento da EJA, pois verifica-se um grande dificuldade dos alunos no processo de compreensão dos conceitos químicos. Fato esse, que ocasiona grande frustação nos discentes, muitas vezes por não se acharem capazes de aprender química, como também por não entenderem a importância da disciplina no cotidiano. Nesse sentido, é necessário que a qualidade do ensino de química melhore, aplicando metodologias que se adequem à realidade econômica, política e social do meio onde se insere a escola. Ou seja, a química deve auxiliar a construção de saberes que auxiliem esses sujeitos na participação consciente da cidadania, incluindo aspectos em contextos reais da aplicação, de cotidianidade e de elementos fulcrais para o desenvolvimento humano. Desta forma, foi construído um Projeto de Intervenção Local (PIL) para o CED 01 do Riacho fundo II, apresentando uma proposta com ações interventivas em química, no 3º segmento/3a etapa da EJA, a partir do projeto temático “Rotulagem de Alimentos”. A proposta de análise e interpretação de rótulos alimentícios se constitui uma atividade extremamente rica para a EJA, favorecendo a motivação, a investigação, a tomada de decisão e a socialização das atividades. Além de ser uma condição essencial para quem se preocupa com a saúde e qualidade de vida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons