Título: | A construção da sensibilização e respeito na educação de jovens e adultos : a desconstrução da invisibilidade, discriminação e preconceito na diversidade de gênero e sexualidade |
Autor(es): | Oliveira, Norma Maria de |
Orientador(es): | Cruz, Helvia Leite |
Coorientador(es): | Souza, Luciano Matos de |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º, 2º e 3º Segmento : Diversidade na EJA - Educação para o reconhecimento de gênero e a diversidade sexual |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Diversidade na escola Gênero e Diversidade na Escola (GDE) |
Data de apresentação: | Out-2015 |
Data de publicação: | 10-Jan-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Norma Maria de. A construção da sensibilização e respeito na educação de jovens e adultos: a desconstrução da invisibilidade, discriminação e preconceito na diversidade de gênero e sexualidade. 2015. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este Projeto de Intervenção Local (PIL) tem por objetivo refletir sobre o acolhimento aos alunos na sua Diversidade e Orientação Sexual. Estamos conscientes de que este projeto terá um enorme desafio primeiro por não dispor da participação de muitos educadores e depois o preconceito e discriminação contra os homossexuais é alarmante, visto que é um processo cultural e sócio-religioso. Entretanto longe de nos desestimular, essa realidade nos encoraja a dar este importante passo, pois precisamos mostrar aos alunos que o sentimento de respeito e humanidade para com os outros é o caminho mais consistente e promissor para uma escola sem intolerância, discriminação e preconceito e, consequentemente, um país mais justo plural e democrático. O propósito é desenvolver propostas legítimas em que professores e alunos sejam capazes de (re)formular (pré)conceitos ao grupo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs). É mister promover a sensibilização, enternecer o sentimento de empatia e tornar a escola um lugar mais igualitário e justo, capaz de preparar alunos dignos, éticos e solidários e desse modo construírem uma sociedade evoluída e menos individualista. Serviu como fomento o curso Projeto Vidas Plurais: Enfrentando o Sexismo e a Homofobia na Escola, 2011, embrião para a revisão e (re)formulação de (pré)conceitos subjetivos. A base teórica foi o Curso Gênero e Diversidade na escola 2013, um convênio entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) e os princípios ideológicos dos livros: Gênero, Sexualidade e Educação, de Guacira Lopes Louro, 2012 sobre o desafio dos professores em repensar as práticas educacionais e as relações de gênero e sexualidade e Preconceito contra Homossexualidade – a hierarquia da invisibilidade PRADO & MACHADO, 2012 sobre as formas de significação da sexualidade, a noção de invisibilidade e a manutenção das hierarquias sociais e de poder. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|