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dc.contributor.advisorCruz, Helvia Leite-
dc.contributor.authorOliveira, Norma Maria de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Norma Maria de. A construção da sensibilização e respeito na educação de jovens e adultos: a desconstrução da invisibilidade, discriminação e preconceito na diversidade de gênero e sexualidade. 2015. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste Projeto de Intervenção Local (PIL) tem por objetivo refletir sobre o acolhimento aos alunos na sua Diversidade e Orientação Sexual. Estamos conscientes de que este projeto terá um enorme desafio primeiro por não dispor da participação de muitos educadores e depois o preconceito e discriminação contra os homossexuais é alarmante, visto que é um processo cultural e sócio-religioso. Entretanto longe de nos desestimular, essa realidade nos encoraja a dar este importante passo, pois precisamos mostrar aos alunos que o sentimento de respeito e humanidade para com os outros é o caminho mais consistente e promissor para uma escola sem intolerância, discriminação e preconceito e, consequentemente, um país mais justo plural e democrático. O propósito é desenvolver propostas legítimas em que professores e alunos sejam capazes de (re)formular (pré)conceitos ao grupo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs). É mister promover a sensibilização, enternecer o sentimento de empatia e tornar a escola um lugar mais igualitário e justo, capaz de preparar alunos dignos, éticos e solidários e desse modo construírem uma sociedade evoluída e menos individualista. Serviu como fomento o curso Projeto Vidas Plurais: Enfrentando o Sexismo e a Homofobia na Escola, 2011, embrião para a revisão e (re)formulação de (pré)conceitos subjetivos. A base teórica foi o Curso Gênero e Diversidade na escola 2013, um convênio entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) e os princípios ideológicos dos livros: Gênero, Sexualidade e Educação, de Guacira Lopes Louro, 2012 sobre o desafio dos professores em repensar as práticas educacionais e as relações de gênero e sexualidade e Preconceito contra Homossexualidade – a hierarquia da invisibilidade PRADO & MACHADO, 2012 sobre as formas de significação da sexualidade, a noção de invisibilidade e a manutenção das hierarquias sociais e de poder.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordGênero e Diversidade na Escola (GDE)pt_BR
dc.titleA construção da sensibilização e respeito na educação de jovens e adultos : a desconstrução da invisibilidade, discriminação e preconceito na diversidade de gênero e sexualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-10T11:14:57Z-
dc.date.available2017-01-10T11:14:57Z-
dc.date.submitted2015-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15607-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSouza, Luciano Matos de-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º, 2º e 3º Segmento : Diversidade na EJA - Educação para o reconhecimento de gênero e a diversidade sexualpt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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