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https://bdm.unb.br/handle/10483/15590
Título: | Paediatric Activity Card Sort (PACS) : tradução da avaliação para o português brasileiro |
Autor(es): | Silva, Bruna Mesquita |
Orientador(es): | Pontes, Tatiana Barcelos |
Assunto: | Pediatria Crianças - saúde e higiene Crianças - desenvolvimento Paediatric Activity Card Sort (PACS) |
Data de apresentação: | 27-Jun-2016 |
Data de publicação: | 9-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Bruna Mesquita. Paediatric Activity Card Sort (PACS): tradução da avaliação para o português brasileiro. 2016. 23 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Introdução: As teorias mais atuais relacionadas à prática da Terapia Ocupacional têm preconizado o uso de abordagens centradas no cliente e baseadas em ocupações pautadas em numerosas evidências na literatura, todas com resultados significativamente positivos e que apoiam o uso destas abordagens. O primeiro passo para uma intervenção centrada no cliente e baseada na ocupação é o uso de uma avaliação condizente com estas premissas, como é o caso da Paediatric Activity Card Sort. Objetivo: Este trabalho tem o intuito de realizar a etapa de tradução da avaliação Paediatric Activity Card Sort – PACS para o português (português brasileiro), sendo uma das etapas necessárias para obtenção de uma avaliação adequada à população brasileira. Metodologia: Esta pesquisa é parte de um projeto maior que visa traduzir, adaptar transculturalmente e validar a avaliação PACS de sua língua original (inglês) para o português (brasileiro). Para responder ao primeiro objetivo serão realizados os seguintes passos: 1- contato com os autores do teste e obtenção de autorização; 2 – contato com editora responsável pelo copyright e obtenção de autorização; 3- tradução do formulário de avaliação e do material de coleta por dois pesquisadores fluentes em ambas as línguas, de forma individual e cega; 4 – apresentação e discussão das duas versões apresentadas pelos pesquisadores; 5- elaboração de uma versão única e comum, denominada versão pré-final, produto a ser apresentado nos resultados desta etapa da pesquisa. Esta versão constará o formulário de avaliação e dos cartões utilizados durante a avaliação. Resultados: Como resultado deste trabalho foi apresentado a versão pré-final da avaliação PACS traduzida. Esta versão consta do formulário de avaliação e do material de coleta de dados. Os materiais de coleta de dados são cartões que apresentam uma fotografia com crianças e adolescentes realizando diferentes atividades e ocupações. Discussão: A prática baseada na ocupação e centrada no cliente são expressivamente positivas no tratamento quando aplicadas nas intervenções dos terapeutas ocupacionais, pois o cliente é o foco, suas necessidades e demandas são priorizadas e envolvidas em ocupações significativas para este. Conclusão: A utilização de uma avaliação que engloba esses conceitos e aplicações, além de padronizada e adequada a população brasileira resultará em intervenções mais direcionadas e efetivas contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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