Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ValterDeOliveiraSantos_tcc.pdf754,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva e formação de professores no município de Tarauacá/AC : desafios, avanços e perspectivas
Autor(es): Santos, Valter de Oliveira
Orientador(es): Teperino, Ana Paula Pertussati
Assunto: Educação inclusiva
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: SANTOS, Valter de Oliveira. Educação inclusiva e formação de professores no município de Tarauacá/AC: desafios, avanços e perspectivas. 2015. 74 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A Formação dos professores da educação inclusiva do município de Tarauacá/AC é o foco da presente pesquisa, onde conhecemos a formação dos docentes atuantes em duas escolas da região, para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem dessa modalidade de ensino. Para obtenção dos dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Buscamos embasamento em documentos e nos trabalhos de autores que abordam sobre tal tema. No decorrer deste trabalho foi realizado um breve histórico sobre a Educação Inclusiva, os resultados e análises dos dados coletados, referentes à formação dos professores dessa modalidade de ensino. Explanamos também, como os cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria Estadual de Educação e pela Secretaria Municipal de Educação, são de fundamental importância, tendo em vista que a formação continuada é a extensão da formação inicial do educador. A partir dos dados coletados nesta pesquisa chegamos à conclusão de que a formação continuada de professores é imprescindível para qualquer educador, pois abre novos horizontes para a prática reflexiva do docente, garantindo-lhe melhor qualificação profissional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons