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Título: Percepções de professores acerca do processo de educação inclusiva : teoria x prática
Autor(es): Ribeiro, Damião dos Santos
Orientador(es): Santos, Sílvia Urmila Almeida
Assunto: Educação inclusiva
Professores de ensino fundamental
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: RIBEIRO, Damião dos Santos. Percepções de professores acerca do processo de educação inclusiva: teoria x prática. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as percepções de professores de ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Carinhanha (BA) acerca do processo de educação inclusiva, tanto em relação a aspectos positivos quanto negativos, buscando compreender a dissonância entre teoria e prática. A fundamentação teórica deste trabalho abordou o conceito de educação inclusiva; de desenvolvimento humano e suas peculiaridades, sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski; além de expor os principais marcos legais da educação inclusiva no Brasil e no mundo e tecer breves reflexões sobre o papel do professor no contexto da educação inclusiva. A metodologia empregada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, formado por três categorias de análise e composto por 11 questões abertas. O questionário foi aplicado para os três professores participantes desta pesquisa. Por meio desse instrumento, foi possível conhecer que a realidade da escola pesquisada, no que diz respeito à educação inclusiva, ainda precisa ser ampliada. Concluiu-se, ainda, que é necessário promover cursos de capacitação aos docentes que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais, uma vez que esse conhecimento ajudará na construção de práticas e metodologias voltadas às reais necessidades do educando.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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