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dc.contributor.advisorSantos, Sílvia Urmila Almeida-
dc.contributor.authorRibeiro, Damião dos Santos-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Damião dos Santos. Percepções de professores acerca do processo de educação inclusiva: teoria x prática. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar as percepções de professores de ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Carinhanha (BA) acerca do processo de educação inclusiva, tanto em relação a aspectos positivos quanto negativos, buscando compreender a dissonância entre teoria e prática. A fundamentação teórica deste trabalho abordou o conceito de educação inclusiva; de desenvolvimento humano e suas peculiaridades, sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski; além de expor os principais marcos legais da educação inclusiva no Brasil e no mundo e tecer breves reflexões sobre o papel do professor no contexto da educação inclusiva. A metodologia empregada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, formado por três categorias de análise e composto por 11 questões abertas. O questionário foi aplicado para os três professores participantes desta pesquisa. Por meio desse instrumento, foi possível conhecer que a realidade da escola pesquisada, no que diz respeito à educação inclusiva, ainda precisa ser ampliada. Concluiu-se, ainda, que é necessário promover cursos de capacitação aos docentes que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais, uma vez que esse conhecimento ajudará na construção de práticas e metodologias voltadas às reais necessidades do educando.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.titlePercepções de professores acerca do processo de educação inclusiva : teoria x práticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-09T12:29:08Z-
dc.date.available2017-01-09T12:29:08Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15565-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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