Resumo: | Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, acontece a festa de São Benedito, realizada na comunidade quilombola Tia Eva. A primeira festa realizada na comunidade aconteceu no dia 13 de maio do ano de 1919 e foi organizada por Eva Maria de Jesus, a tia Eva, como forma de promessa ao santo ao qual era muito devota. Desde então, a festa vem acontecendo todos os anos, somando-se 97 anos desde seu início. Durante esse tempo diversas mudanças ocorreram na comunidade, como a diminuição do seu território original, o crescimento e avanço da cidade, mudanças no meio ambiente, inovações tecnológicas, o surgimento de novas crenças e religiões, dentre outras. Essas transformações se expressam nas festas atuais, que por sua vez despertam a memória social do grupo, especialmente dos mais velhos que relembram o passado e o comparam com o presente. A memória e o presente são duas instâncias, não raro, conflitivas. A “tradição” sempre lembrada e requisitada vai se modificando, porém retém elementos que são mais duradouros na sua constituição. A festa de São Benedito ainda é o ponto aglutinador entre as famílias que migraram e as que ficaram, é, pois, um ritual de interação que agrupa indivíduos de interesses comuns constituindo o princípio de reciprocidade.
Enquanto forma específica de devoção, a festa de São Benedito se realiza a partir de uma estrutura ritual que dita uma organização determinada, porém que se estende aos mais variados contextos sociais, extrapolando as situações rituais ligadas às comemorações religiosas. Nesse sentido, pareceu-nos importante analisar as festas na perspectiva de Mauss (1974), como fatos ou fenômenos sociais totais, que envolvem elementos políticos, econômicos, estéticos, religiosos, morais, etc., em torno de regras de reciprocidade e de obrigatoriedade. Ou seja, as festas populares são modos de se entender a sociedade, pois são as expressões fundamentais da ordem em que emergem. Entender esse grupo social a partir de uma manifestação da sua cultura popular religiosa revela uma forma genuína de sobrevivência elaborada pelos devotos de São Benedito. Com um profundo sentido religioso, esses devotos expressam a busca por reconhecimento social e atuam como estratégia de sobrevivência que os ajuda a lidar com a pobreza e com a discriminação que os afeta. |