Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1552
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_GetulioFenelonRochaFilho.pdf119,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educaçao Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb)
Autor(es): Rocha Filho, Getúlio Fenelon
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Educação - financiamento
Educação e Estado
Educação - história
Data de apresentação: Jan-2009
Data de publicação: 28-Fev-2011
Referência: ROCHA FILHO, Getúlio Fenelon. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educaçao Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). 2009. 35 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O sistema educacional brasileiro tem apresentado, no transcorrer de sua história, fases de questionamentos, de crises, de reformas atualizadoras, quase sempre elaboradas pelas elites para atingir as aspirações do enorme contingente popular da nação. A Emenda Constitucional nº 53, aprovada em 06 de dezembro de 2006, criou o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e tem por objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação. A instituição do Fundeb pode representar um grande avanço no desenvolvimento educacional do país, aprimorando o ensino e estimulando os professores do ensino público. Este estudo busca analisar a transição do FUNDEB para o FUNDEF bem como compreender esse novo instrumento de financiamento de educação. Apresenta-se o referencial teórico composto por uma descrição histórica das políticas públicas em educação e do debate na literatura sobre o FUNDEB.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.01.TCC.1552
Aparece na Coleção:Gestão de Programas e Projetos Educacionais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.