Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15493
Título: | Familia : uma aliada na educação inclusiva? |
Autor(es): | Santos, Valkiria Cordeiro da Rocha |
Orientador(es): | Faria, Fernanda Cupolillo Miana de |
Assunto: | Inclusão escolar Estudantes com necessidades educativas especiais Família e escola |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Jan-2017 |
Referência: | SANTOS, Valkiria Cordeiro da Rocha. Familia: uma aliada na educação inclusiva? 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender o papel das famílias no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, na perspectiva dos professores. Para a execução da pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa por meio da observação participante, e da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos professores regentes da turma e pais dos alunos. De acordo com a análise dos dados coletados, pôde-se constatar por meio dos relatos a falta de experiência para lidar com as crianças e as famílias, que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da criança com necessidade educacional especial, assim como para um processo de educação e aprendizagem, ou simplesmente para a socialização. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons