Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VanessaPereiraBarbosaAntunes_tcc.pdf911,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto SESC em cena : uma experiência de mediação teatral e formação de espectadores como recursos metodológicos de ensino de teatro
Autor(es): Antunes, Vanessa Pereira Barbosa
Orientador(es): Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
Assunto: Teatro - ensino
Mediação teatral
Teatro - mediação
Linguagem teatral
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Teatro na educação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: ANTUNES, Vanessa Pereira Barbosa. Projeto SESC em cena: uma experiência de mediação teatral e formação de espectadores como recursos metodológicos de ensino de teatro. 2016. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Palmas-TO, 2016.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar a análise das observações acerca das atividades de mediação teatral e formação de espectadores, consideradas como recurso metodológico para o ensino de Teatro nas escolas. A referência para o desenvolvimento dessas atividades foi a execução do projeto pedagógico “SESC em Cena” que trabalha a linguagem teatral no contexto escolar de estudantes da Escola SESC de Palmas, Tocantins. O projeto agrega as etapas da Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa (contextualização, produção e apreciação) para elaborar a montagem de um espetáculo teatral junto aos alunos de Ensino Médio da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa se ateve a um recorte das etapas dessa metodologia, com foco na apreciação, buscando, a partir da sistematização das ações realizadas, problematizar as implicações do projeto e os diálogos que foram estabelecidos entre a mediação teatral, a formação de espectadores e as possíveis contribuições dessa experiência para o campo da Pedagogia teatral.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2016.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons