Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15479
Título: | Projeto SESC em cena : uma experiência de mediação teatral e formação de espectadores como recursos metodológicos de ensino de teatro |
Autor(es): | Antunes, Vanessa Pereira Barbosa |
Orientador(es): | Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues |
Assunto: | Teatro - ensino Mediação teatral Teatro - mediação Linguagem teatral Educação de Jovens e Adultos (EJA) Teatro na educação |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 5-Jan-2017 |
Referência: | ANTUNES, Vanessa Pereira Barbosa. Projeto SESC em cena: uma experiência de mediação teatral e formação de espectadores como recursos metodológicos de ensino de teatro. 2016. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Palmas-TO, 2016. |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar a análise das observações acerca das atividades de mediação teatral e formação de espectadores, consideradas como recurso metodológico para o ensino de Teatro nas escolas. A referência para o desenvolvimento dessas atividades foi a execução do projeto pedagógico “SESC em Cena” que trabalha a linguagem teatral no contexto escolar de estudantes da Escola SESC de Palmas, Tocantins. O projeto agrega as etapas da Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa (contextualização, produção e apreciação) para elaborar a montagem de um espetáculo teatral junto aos alunos de Ensino Médio da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa se ateve a um recorte das etapas dessa metodologia, com foco na apreciação, buscando, a partir da sistematização das ações realizadas, problematizar as implicações do projeto e os diálogos que foram estabelecidos entre a mediação teatral, a formação de espectadores e as possíveis contribuições dessa experiência para o campo da Pedagogia teatral. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2016. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons