Título: | A EJA como instrumento de emancipação no Varjão |
Autor(es): | Albuquerque, Maria Jacinta Almeida |
Orientador(es): | Silveira, Dimitri Assis |
Coorientador(es): | Santos, Carla Andréia Simão dos |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Cidadania e Associativismo - Cidadania/Emancipação |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Alfabetização Educação emancipadora |
Data de apresentação: | Out-2015 |
Data de publicação: | 5-Jan-2017 |
Referência: | ALBUQUERQUE, Maria Jacinta Almeida. A EJA como instrumento de emancipação no Varjão. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este Projeto de Intervenção Local tem por objetivo implantar e consolidar a EJA no Varjão,
com a perspectiva da construção de uma educação emancipadora para os trabalhadores
daquela Região Administrativa. Surgiu da reflexão conjunta da equipe de educadoras
voluntárias do Programa Brasil/DF Alfabetizado do Ministério da Educação com a turma de
alunos do referido Programa, que por sinal, vem formando alfabetizadores e educadores
populares com o intuito de melhorar o quadro da educação no país. No Varjão, essa ação
de alfabetização libertadora, aplicando o método Paulo Freire, despertou nos alunos
trabalhadores daquela Região Administrativa o interesse de aprender e compreender
melhor seu papel na sociedade. A equipe de alfabetizadoras aplicando o diálogo em sala
de aula, percebeu que a maioria de seus alunos são trabalhadores que precisam lutar pela
sobrevivência por isso priorizam o trabalho que lhes toma todo tempo. Muitos deixam o
curso, não por querer e sim por exigência de uma longa jornada de trabalho associada a
um longo percurso: casa trabalho e trabalho casa, que faz com que muitos desses
trabalhadores sejam forçados a desistir de seus sonhos, neste caso o de se alfabetizarem.
Compreendendo então a situação de desigualdade e injustiça social que se dá
principalmente pela não aplicação do processo educacional ideal, estamos traçando e
descobrindo caminhos de reflexão e ação para nos unirmos e atuarmos como sujeitos
críticos, participativos e envolvidos na luta pela transformação daquela realidade. |
Abstract: | This Local Intervention Project aims to implement and consolidate the EJA in Varjão
with the perspective of building an emancipatory education for the workers that
Administrative Region. It emerged from the collective reflection of the team of
volunteer educators of the Program Brazil/DF Literate the Ministry of Education with
their students. This Program has been forming literacy and popular educators in
order to improve the situation for education in the country. In Varjão, this liberating
literacy action with the application of the Paulo Freire method aroused the students
workers that Administrative Region the interest to learn and understand their role in
society. The literacy team applying the dialogue in the classroom realized that most
of their students are workers who need fight for survival so they prioritize the work
that takes them all the time. Many leave the course by the requirement of a long
workday associated with a long way home to work and work to home that makes
many of these workers are forced to give up your dreams, in this case to become
literate. Then understanding the situation of inequality and social injustice that
happens mainly by the lack of application of the educational process ideal, we are
tracing and finding ways of reflection and action to join us and acting as critical,
participatory and involved subjects in the fight for transform that reality. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|