Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15463
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VaniaMoreiraDaSilvaCarvalho_tcc.pdf480,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O atendimento de alunos com baixa visão em um centro especializado : estudo de caso na docência
Autor(es): Carvalho, Vânia Moreira da Silva
Orientador(es): Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de
Assunto: Deficientes visuais
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação especial
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: CARVALHO, Vânia Moreira da Silva. O atendimento de alunos com baixa visão em um centro especializado: estudo de caso na docência. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A educação especial sem duvida é um dos temas mais discutidos, pois nos últimos anos ganhou maior conotação com a questão da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, ou seja, com a premissa que a ação conjunta entre alunos não deficientes e os que apresentam necessidades educacionais especiais seja benéfica para ambas as partes. O presente estudo teve como objetivo compreender como é realizado o atendimento de alunos com baixa visão em um centro de atendimento especializado, da rede regular de ensino na cidade de Carinhanha-BA. A baixa visão é uma deficiência pouco discutida no meio social, mas é bem comum no cotidiano, e pode representar um atraso educacional quando não é descoberta a tempo pelos pais e professores. O estudo foi desenvolvido no CAEEC, com duas participantes: uma coordenadora e uma professora. Os instrumentos utilizados no processo da coleta de dados foram o questionário (com questões abertas) e específico para cada um dos participantes e as observações no local pesquisado. Os resultados demonstram que o processo de ensino aprendizagem do aluno com baixa visão ocorre de forma positiva, uma vez que é diagnosticado o problema pelo professor da escola, o professor do centro especializado faz o acompanhamento pedagógico atendendo os uma vez por semana com os recursos disponíveis. Constatou-se também que apesar da professora declarar não possuir nenhuma formação adequada para atender alunos com baixa visão, a mesma demonstra forte aceitação pelo processo de inclusão. Conclui-se que o atendimento é realizado de forma satisfatória tanto para o aluno, quanto para o professor.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons