Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EditeRodriguesCardosoFilha_tcc.pdf653,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Sílvia Urmila Almeida-
dc.contributor.authorCardoso Filha, Edite Rodrigues-
dc.identifier.citationCARDOSO FILHA, Edite Rodrigues. Fatores que influenciam a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar e compreender quais fatores que favorecem e/ou enfraquecem a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como contexto de pesquisa uma escola pública do município de Carinhanha (BA). Os textos utilizados na fundamentação teórica ajudaram a compreender o processo de ensino-aprendizagem de alunos com NEE, a partir da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski, a fim de abordar a relação entre família e escola, conceitos estes tão importantes para a implementação de um sistema de ensino voltado às diferenças. A metodologia é de cunho qualitativo, tendo como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado e observações na escola. Os participantes foram três mães de alunos com NEE, a diretora e dois professores da escola em que esta pesquisa foi realizada. Os resultados alcançados demonstraram a importância do relacionamento e da parceria entre família e escola para implementação de um trabalho em rede que potencialize o processo de ensino-aprendizagem de alunos com NEE.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleFatores que influenciam a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T11:56:56Z-
dc.date.available2017-01-05T11:56:56Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15462-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons