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https://bdm.unb.br/handle/10483/15462
Título: | Fatores que influenciam a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiais |
Autor(es): | Cardoso Filha, Edite Rodrigues |
Orientador(es): | Santos, Sílvia Urmila Almeida |
Assunto: | Família e escola Estudantes com necessidades educativas especiais Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 5-Jan-2017 |
Referência: | CARDOSO FILHA, Edite Rodrigues. Fatores que influenciam a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar e compreender quais fatores que favorecem e/ou enfraquecem a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como contexto de pesquisa uma escola pública do município de Carinhanha (BA). Os textos utilizados na fundamentação teórica ajudaram a compreender o processo de ensino-aprendizagem de alunos com NEE, a partir da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski, a fim de abordar a relação entre família e escola, conceitos estes tão importantes para a implementação de um sistema de ensino voltado às diferenças. A metodologia é de cunho qualitativo, tendo como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado e observações na escola. Os participantes foram três mães de alunos com NEE, a diretora e dois professores da escola em que esta pesquisa foi realizada. Os resultados alcançados demonstraram a importância do relacionamento e da parceria entre família e escola para implementação de um trabalho em rede que potencialize o processo de ensino-aprendizagem de alunos com NEE. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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