Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ValdeluciaMarquesAlves_tcc.pdf988 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escola Arco Íris : desafios e ações de sucessos da educação inclusiva
Autor(es): Alves, Valdelúcia Marques
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Pessoas com deficiência - educação
Data de apresentação: 21-Nov-2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: ALVES, Valdelúcia Marques. Escola Arco Íris: desafios e ações de sucessos da educação inclusiva. 2015. 49 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Nos dias atuais, é possível verificar a presença de pessoas com deficiência nas escolas, isso nos mostra um grande avanço no que se refere à democratização do ensino, no entanto, isso não garante a efetivação da política de inclusão. Incluir um aluno deficiente, requer muito mais que inserir, é necessário uma visão mais contextualizada do que realmente será primordial para que de fato aconteça a inclusão escolar. Neste sentido, o presente trabalho enfocou as ações de sucesso e os desafios da Escola Arco Íris para promoção da educação inclusiva. A pesquisa foi de caráter qualitativo etnográfico e foi realizada em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal, localizada na cidade satélite de Sobradinho II. Para a coleta de informações, foram realizadas, em um período de duas semanas, observações na sala de recursos, sala regular e espaço escolar; entrevistas com as professoras da sala regular e sala de recursos e análise do Projeto Político Pedagógico. Neste contexto, buscou-se observar as mediações pedagógicas, bem como, as experiências do dia-a-dia para promoção de uma educação inclusiva que garantisse o acesso e permanência do aluno com deficiência na escola. O estudo evidenciou que a Escola Arco-Íris desenvolve intervenções que favorecem a inclusão, seja pela adaptação de avaliações, seja pelo atendimento educacional especializado, seja pelo acompanhamento diário dos estudantes como um todo, com foco no processo ensino-aprendizagem. Quanto aos desafios apresentados, os mesmos são evidenciados no decorrer da consolidação da educação inclusiva na escola, neste percurso, contatou-se a falta de recursos didáticos pedagógicos (livros, provas) adaptados para os alunos, ausência dos pais na escola, falta de diagnóstico médico, necessidade de capacitação adequada para os professores, bem como, vencer a resistência dos mesmos no que se refere a busca de mecanismos didáticos favoráveis para incluir seu aluno em sala de aula. Em síntese, conclui-se que o sucesso para promoção de uma educação inclusiva de qualidade necessita veemente de reflexões sobre as práticas educativas, considerando que as ações norteadoras da educação devem ser democráticas e favoráveis a todos, esta reflexão abrange todos envolvidos neste processo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons