Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Alves, Valdelúcia Marques | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Valdelúcia Marques. Escola Arco Íris: desafios e ações de sucessos da educação inclusiva. 2015. 49 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos dias atuais, é possível verificar a presença de pessoas com deficiência nas escolas, isso nos mostra um grande avanço no que se refere à democratização do ensino, no entanto, isso não garante a efetivação da política de inclusão. Incluir um aluno deficiente, requer muito mais que inserir, é necessário uma visão mais contextualizada do que realmente será primordial para que de fato aconteça a inclusão escolar. Neste sentido, o presente trabalho enfocou as ações de sucesso e os desafios da Escola Arco Íris para promoção da educação inclusiva. A pesquisa foi de caráter qualitativo etnográfico e foi realizada em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal, localizada na cidade satélite de Sobradinho II. Para a coleta de informações, foram realizadas, em um período de duas semanas, observações na sala de recursos, sala regular e espaço escolar; entrevistas com as professoras da sala regular e sala de recursos e análise do Projeto Político Pedagógico. Neste contexto, buscou-se observar as mediações pedagógicas, bem como, as experiências do dia-a-dia para promoção de uma educação inclusiva que garantisse o acesso e permanência do aluno com deficiência na escola. O estudo evidenciou que a Escola Arco-Íris desenvolve intervenções que favorecem a inclusão, seja pela adaptação de avaliações, seja pelo atendimento educacional especializado, seja pelo acompanhamento diário dos estudantes como um todo, com foco no processo ensino-aprendizagem. Quanto aos desafios apresentados, os mesmos são evidenciados no decorrer da consolidação da educação inclusiva na escola, neste percurso, contatou-se a falta de recursos didáticos pedagógicos (livros, provas) adaptados para os alunos, ausência dos pais na escola, falta de diagnóstico médico, necessidade de capacitação adequada para os professores, bem como, vencer a resistência dos mesmos no que se refere a busca de mecanismos didáticos favoráveis para incluir seu aluno em sala de aula. Em síntese, conclui-se que o sucesso para promoção de uma educação inclusiva de qualidade necessita veemente de reflexões sobre as práticas educativas, considerando que as ações norteadoras da educação devem ser democráticas e favoráveis a todos, esta reflexão abrange todos envolvidos neste processo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.title | Escola Arco Íris : desafios e ações de sucessos da educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T10:00:55Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T10:00:55Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-21 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15453 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|