Título: | A contribuição da literatura infantil para crianças com necessidades educativas especiais |
Autor(es): | Vieira, Emili Silva |
Orientador(es): | Brandão, Lucia de Carvalho |
Assunto: | Educação de crianças Estudantes com necessidades educativas especiais Literatura infanto-juvenil Crianças - livros e leitura |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Jan-2017 |
Referência: | VIEIRA, Emili Silva. A contribuição da literatura infantil para crianças com necessidades educativas especiais. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa ressalta o trabalho, na Educação Infantil, com crianças que possuem necessidades educativas especiais, na faixa etária entre três a seis anos. Aponta a importância da literatura infantil como recurso de aprendizagem para essas crianças, assim como, o papel do professor nesse processo. Também se observa a escola infantil, suas propostas e trabalhos realizados, no sentido de incluir o aluno com necessidades educacionais especiais. Nesse estudo percebe-se que não só o livro infantil facilita a inclusão, mas também, todo tipo de recursos como filmes, teatro, músicas. Ressalta-se o processo de aprendizagem na Educação Infantil. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Município de Barretos, tendo como participantes os professores, que responderam ao questionário e com observação das aulas de contação de histórias as crianças. O resultado da pesquisa demonstra que ainda falta capacitação em vários professores da rede pública para trabalhar com alunos que apresentam necessidades educativas especiais. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|