Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15452
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EmiliSilvaVieira_tcc.pdf436,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da literatura infantil para crianças com necessidades educativas especiais
Autor(es): Vieira, Emili Silva
Orientador(es): Brandão, Lucia de Carvalho
Assunto: Educação de crianças
Estudantes com necessidades educativas especiais
Literatura infanto-juvenil
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: VIEIRA, Emili Silva. A contribuição da literatura infantil para crianças com necessidades educativas especiais. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa ressalta o trabalho, na Educação Infantil, com crianças que possuem necessidades educativas especiais, na faixa etária entre três a seis anos. Aponta a importância da literatura infantil como recurso de aprendizagem para essas crianças, assim como, o papel do professor nesse processo. Também se observa a escola infantil, suas propostas e trabalhos realizados, no sentido de incluir o aluno com necessidades educacionais especiais. Nesse estudo percebe-se que não só o livro infantil facilita a inclusão, mas também, todo tipo de recursos como filmes, teatro, músicas. Ressalta-se o processo de aprendizagem na Educação Infantil. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Município de Barretos, tendo como participantes os professores, que responderam ao questionário e com observação das aulas de contação de histórias as crianças. O resultado da pesquisa demonstra que ainda falta capacitação em vários professores da rede pública para trabalhar com alunos que apresentam necessidades educativas especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons