Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15431
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EdnaDeOliveiraRodrigues_tcc.pdf628,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação continuada dos professores frente à inclusão
Autor(es): Rodrigues, Edna de Oliveira
Orientador(es): Martins, Linair Moura Barros
Assunto: Educação especial
Professores de educação especial - formação
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: RODRIGUES, Edna de Oliveira. Formação continuada dos professores frente à inclusão. 2015. 58 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Existe um consenso sobre a necessidade de formação continuada dos professores para que se possa desenvolver um ensino de qualidade a todos. Nessa perspectiva, é necessário adotar modelos inclusivos na Educação e que os professores sejam os protagonistas nessa mudança. A educação especial além de ser uma modalidade de ensino, deve ser entendida como uma educação que atenda as particularidades do aluno. Portanto, nessa pesquisa, discute-se a formação continuada dos professores, a qual envolve os seguintes aspectos: metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores com os alunos da educação especial, as dificuldades enfrentadas por eles, a formação continuada referente à educação inclusiva. A partir de relatos de experiências pelos professores, conclui-se que existe uma série de fatores, como falta de recursos pedagógicos e didáticos, formação precária os quais não redimensionam o ensino aos alunos da educação especial e que os professores precisam ter uma relação dialógica com a escola para transformação dessa realidade. Portanto, é através da formação contínua do professor que ele se atualiza e desenvolve competências necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons