Título: | Formação continuada dos professores frente à inclusão |
Autor(es): | Rodrigues, Edna de Oliveira |
Orientador(es): | Martins, Linair Moura Barros |
Assunto: | Educação especial Professores de educação especial - formação Professores - formação continuada |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 4-Jan-2017 |
Referência: | RODRIGUES, Edna de Oliveira. Formação continuada dos professores frente à inclusão. 2015. 58 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Existe um consenso sobre a necessidade de formação continuada dos professores para que se
possa desenvolver um ensino de qualidade a todos. Nessa perspectiva, é necessário adotar
modelos inclusivos na Educação e que os professores sejam os protagonistas nessa mudança.
A educação especial além de ser uma modalidade de ensino, deve ser entendida como uma
educação que atenda as particularidades do aluno. Portanto, nessa pesquisa, discute-se a
formação continuada dos professores, a qual envolve os seguintes aspectos: metodologias e
estratégias de ensino utilizadas pelos professores com os alunos da educação especial, as
dificuldades enfrentadas por eles, a formação continuada referente à educação inclusiva. A
partir de relatos de experiências pelos professores, conclui-se que existe uma série de fatores,
como falta de recursos pedagógicos e didáticos, formação precária os quais não
redimensionam o ensino aos alunos da educação especial e que os professores precisam ter
uma relação dialógica com a escola para transformação dessa realidade. Portanto, é através da
formação contínua do professor que ele se atualiza e desenvolve competências necessárias ao
desenvolvimento do seu trabalho. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|