Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Linair Moura Barros | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Edna de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Edna de Oliveira. Formação continuada dos professores frente à inclusão. 2015. 58 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Existe um consenso sobre a necessidade de formação continuada dos professores para que se
possa desenvolver um ensino de qualidade a todos. Nessa perspectiva, é necessário adotar
modelos inclusivos na Educação e que os professores sejam os protagonistas nessa mudança.
A educação especial além de ser uma modalidade de ensino, deve ser entendida como uma
educação que atenda as particularidades do aluno. Portanto, nessa pesquisa, discute-se a
formação continuada dos professores, a qual envolve os seguintes aspectos: metodologias e
estratégias de ensino utilizadas pelos professores com os alunos da educação especial, as
dificuldades enfrentadas por eles, a formação continuada referente à educação inclusiva. A
partir de relatos de experiências pelos professores, conclui-se que existe uma série de fatores,
como falta de recursos pedagógicos e didáticos, formação precária os quais não
redimensionam o ensino aos alunos da educação especial e que os professores precisam ter
uma relação dialógica com a escola para transformação dessa realidade. Portanto, é através da
formação contínua do professor que ele se atualiza e desenvolve competências necessárias ao
desenvolvimento do seu trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.title | Formação continuada dos professores frente à inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-04T12:56:59Z | - |
dc.date.available | 2017-01-04T12:56:59Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15431 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|