Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15426
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DarleneRodriguesVieira_tcc.pdf636,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A concepção de professores sobre a sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Vieira, Darlene Rodrigues
Orientador(es): Santos, Sílvia Urmila Almeida
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação especial
Deficientes - educação
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: VIEIRA, Darlene Rodrigues. A concepção de professores sobre a sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo realizar um estudo sobre a concepção de professores do ensino fundamental de uma escola pública do município de Carinhanha (BA) em relação à sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). O embasamento teórico teceu algumas considerações acerca da educação inclusiva e de seus possíveis avanços aqui no Brasil, bem como propôs uma discussão a respeito das ideias sobre o trabalho dos professores com alunos com NEE. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, com o propósito de incentivar os participantes a refletirem a respeito do tema proposto, tendo como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, composto por três categorias de análise, totalizando 10 questões abertas. O questionário foi respondido pelas três professoras participantes da pesquisa, que relataram ter dificuldades em trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais, tendo como principal justificativa a falta de capacitação pedagógica. Por meio desta investigação, concluiu-se que a educação inclusiva é um projeto importante e necessário, mas que precisa ser mais bem avaliado, pois, na prática, não se percebe um atendimento eficiente a esses alunos com NEE.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons