Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Sílvia Urmila Almeida | - |
dc.contributor.author | Vieira, Darlene Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Darlene Rodrigues. A concepção de professores sobre a sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como principal objetivo realizar um estudo sobre a concepção de professores do ensino fundamental de uma escola pública do município de Carinhanha (BA) em relação à sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). O embasamento teórico teceu algumas considerações acerca da educação inclusiva e de seus possíveis avanços aqui no Brasil, bem como propôs uma discussão a respeito das ideias sobre o trabalho dos professores com alunos com NEE. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, com o propósito de incentivar os participantes a refletirem a respeito do tema proposto, tendo como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, composto por três categorias de análise, totalizando 10 questões abertas. O questionário foi respondido pelas três professoras participantes da pesquisa, que relataram ter dificuldades em trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais, tendo como principal justificativa a falta de capacitação pedagógica. Por meio desta investigação, concluiu-se que a educação inclusiva é um projeto importante e necessário, mas que precisa ser mais bem avaliado, pois, na prática, não se percebe um atendimento eficiente a esses alunos com NEE. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.title | A concepção de professores sobre a sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-04T12:09:45Z | - |
dc.date.available | 2017-01-04T12:09:45Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15426 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|