Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15426
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DarleneRodriguesVieira_tcc.pdf636,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Sílvia Urmila Almeida-
dc.contributor.authorVieira, Darlene Rodrigues-
dc.identifier.citationVIEIRA, Darlene Rodrigues. A concepção de professores sobre a sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como principal objetivo realizar um estudo sobre a concepção de professores do ensino fundamental de uma escola pública do município de Carinhanha (BA) em relação à sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). O embasamento teórico teceu algumas considerações acerca da educação inclusiva e de seus possíveis avanços aqui no Brasil, bem como propôs uma discussão a respeito das ideias sobre o trabalho dos professores com alunos com NEE. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, com o propósito de incentivar os participantes a refletirem a respeito do tema proposto, tendo como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, composto por três categorias de análise, totalizando 10 questões abertas. O questionário foi respondido pelas três professoras participantes da pesquisa, que relataram ter dificuldades em trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais, tendo como principal justificativa a falta de capacitação pedagógica. Por meio desta investigação, concluiu-se que a educação inclusiva é um projeto importante e necessário, mas que precisa ser mais bem avaliado, pois, na prática, não se percebe um atendimento eficiente a esses alunos com NEE.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordDeficientes - educaçãopt_BR
dc.titleA concepção de professores sobre a sua atuação docente em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-04T12:09:45Z-
dc.date.available2017-01-04T12:09:45Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15426-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons