Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucylaineSantosSilva_tcc.pdf471,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoreira, Ana Maria de Albuquerque-
dc.contributor.authorSilva, Lucylaine Santos-
dc.identifier.citationSILVA, Lucylaine Santos. O ensino de história na educação de jovens e adultos através do teatro. 2015. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO ensino aprendizagem se configura cada vez mais como um processo autônomo. Isso porque, para além dos conhecimentos cognitivos ofertados pela escola, trilhamos ao longo da vida uma trajetória de oportunidades educativas que se fortalece a partir de encontros com outras pessoas e reconhecimento de novos espaços, novas possibilidades apontam para uma necessidade de rever os métodos de ensino já existentes, na qual também estão envolvidos a família, a comunidade e a própria cidade, reside aí um dos principais fundamentos da escola democrática. O interesse em desenvolver o Projeto de Intervenção Local – PIL, articula o ensino da disciplina de história através do teatro para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, emerge na dificuldade vivenciada em sala de aula que perpassa desde a interpretação textual até na forma dos alunos se expressarem sobre o conteúdo ensinado, a fim de estimular nossos alunos da EJA a ter interesse de aprender e de construir suas histórias de vida de uma forma mais consciente e interativa campo social, cultural e político. Visando instigar o aluno nas áreas do conhecimento, articular esta disciplina com o teatro, é levar os nossos alunos a desconstruir que aprender história é chata e sem nexo algum. Podemos como educadores ser os mediadores do conhecimento e os educando, devem e podem participar ativamente do processo de ensino. Incentivá-los a serem atores sociais da história do presente, e do passado dando a ela um novo sentido sem forjar a interpretação da mesma, podemos ter como um recurso didático lúdico e criativo articulado com a disciplina de história. Contribuindo assim no desenvolvimento da capacidade de descobrir coisas, de aprender o seu “eu” em relação aos “outros”, de narrar acontecimentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de história na educação de jovens e adultos através do teatropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-02T12:57:48Z-
dc.date.available2017-01-02T12:57:48Z-
dc.date.submitted2015-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15357-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Raul Rodrigues dos-
dc.description.abstract1The teaching learning configures itself increasingly as a standalone process. That's because, in addition to cognitive knowledge offered by the school, tread through life a path of educational opportunities is strengthened from encounters with other people and recognition of new spaces, these possibilities point to a need to review existing teaching methods, which are also involved in the family, the community and the city itself. Therein lies one of the main foundations of democratic school. The interest in developing the Local Intervention Project - PIL, joint teaching of the discipline of history through theater for students of the Youth and Adult Education - EJA, emerges the difficulty experienced in the classroom that permeates from the textual interpretation to the form students express themselves on the content taught. The project aims to propose different ways of teaching history in order to stimulate our students of the EJA to have interest to learn and build their life stories in a more conscious and interactive social, cultural and political way. Aimed at instigating the student in the areas of knowledge, articulating this course with the theater, is to get our students to learn to deconstruct history is boring and without any connection. In this sense we as educators to be the mediators of knowledge and educating, must and can actively participate in the teaching process. Encourage them to be social actors in the history of the present, and the past by giving it a new meaning without forging the interpretation of it. As a fun and creative teaching resource linked to the discipline of history. Thus contributing to develop the ability to discover things, to learn your "I" in relation to "other", narrating events.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 2º Segmento : Ciências Humanas - Históriapt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons