Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15328
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_StaelViannaValente_tcc.pdf331,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Saúde vocal do professor em sua atuação com crianças de desenvolvimento atípico
Autor(es): Valente, Stael Vianna
Orientador(es): Amorim, Ana Cecília Ferreira de
Assunto: Professores - saúde
Voz
Saúde vocal
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 23-Dez-2016
Referência: VALENTE, Stael Vianna. Saúde vocal do professor em sua atuação com crianças de desenvolvimento atípico. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A qualidade da saúde vocal, em especial dos professores, depende basicamente de se ter conhecimento de como acontece sua produção, de hábitos saudáveis como uma forma de prevenção. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo refletir sobre os aspectos que interferem na saúde do professor, principalmente àqueles que atuam com crianças com desenvolvimento atípico, com enfoque às alterações vocais que acometem estes profissionais. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo com 06 (seis) professores da rede pública que atuam em sala de aula de ensino regular e aqueles que desempenham atividades na Sala de Recursos, no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos de Desenvolvimento Atípico. Apesar disso, enfatizou-se a importância da preparação do professor para a manutenção de uma boa saúde vocal, bem como uma melhor preparação para os profissionais que atuam com crianças com necessidades educacionais especiais (NEE).
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons