Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1528
Título: | Viabilidade de implantação de um modelo de universidade corporativa no Poder Judiciário |
Autor(es): | Oliveira, Herminia Lúcia Santos de |
Orientador(es): | Vargas, Miramar Ramos Maia |
Assunto: | Universidade corporativa Educação à distância Aprendizagem organizacional Superior Tribunal de Justiça (STJ) Educação corporativa |
Data de apresentação: | 2009 |
Data de publicação: | 17-Fev-2011 |
Referência: | OLIVEIRA, Herminia Lúcia Santos de. Viabilidade de implantação de um modelo de universidade corporativa no Poder Judiciário. 2009. 61 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como estão sendo realizadas as atividades de treinamento e desenvolvimento em um Órgão do Poder Judiciário, verificando sua adequação às necessidades de aprendizagem das organizações no século XXI. O estudo está fundamentado em uma pesquisa exploratória, envolvendo a utilização da abordagem qualitativa e quantitativa, além de análise documental e foi realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, com o objetivo de investigar a percepção de servidores e gestores sobre as mudanças ocorridas com a implantação do modelo de educação corporativa. Foram selecionados três grupos de sujeitos para participar dessas entrevistas: a) gestores estratégicos; b) servidores da área de gestão de pessoas e c) servidores que participam de ações educacionais disponibilizadas pelo Órgão. O resultado da análise das entrevistas apontou que os investigados perceberam mudanças favoráveis nas ações educacionais após a implantação da educação corporativa. Os dois primeiros grupos mostraram-se altamente favoráveis à utilização da Educação a Distância (EAD), tida como relevante para aumentar a acessibilidade dos servidores às ações educacionais. O terceiro grupo mostrou desconhecimento sobre as vantagens e a eficácia da EAD. Esse último resultado foi reforçado pelos resultados da pesquisa quantitativa, feita com a aplicação de um instrumento que buscou investigar a percepção dos servidores ocupantes de cargos comissionados lotados em gabinetes de ministro sobre a eficácia e vantagens da educação a distância. Participaram da pesquisa quantitativa um total de 199 sujeitos, dos quais 151 responderam ao questionário entregue, equivalendo a 60,64% da população investigada. Em relação às duas dimensões do instrumento aplicado, eficácia e vantagens, os dados apontam que os servidores não acreditam muito na eficácia, embora identifiquem algumas vantagens nessa modalidade de ensinoaprendizagem. Com relação à implantação de um modelo de universidade corporativa no STJ, foi observado que dos dez componentes fundamentais para o sucesso da universidade corporativa, a Instituição atende a cinco. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1528 |
Aparece na Coleção: | Gestão Judiciária
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.