Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_HerminiaLuciaSantosdeOliveira.pdf2,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVargas, Miramar Ramos Maia-
dc.contributor.authorOliveira, Herminia Lúcia Santos de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Herminia Lúcia Santos de. Viabilidade de implantação de um modelo de universidade corporativa no Poder Judiciário. 2009. 61 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.en
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral investigar como estão sendo realizadas as atividades de treinamento e desenvolvimento em um Órgão do Poder Judiciário, verificando sua adequação às necessidades de aprendizagem das organizações no século XXI. O estudo está fundamentado em uma pesquisa exploratória, envolvendo a utilização da abordagem qualitativa e quantitativa, além de análise documental e foi realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, com o objetivo de investigar a percepção de servidores e gestores sobre as mudanças ocorridas com a implantação do modelo de educação corporativa. Foram selecionados três grupos de sujeitos para participar dessas entrevistas: a) gestores estratégicos; b) servidores da área de gestão de pessoas e c) servidores que participam de ações educacionais disponibilizadas pelo Órgão. O resultado da análise das entrevistas apontou que os investigados perceberam mudanças favoráveis nas ações educacionais após a implantação da educação corporativa. Os dois primeiros grupos mostraram-se altamente favoráveis à utilização da Educação a Distância (EAD), tida como relevante para aumentar a acessibilidade dos servidores às ações educacionais. O terceiro grupo mostrou desconhecimento sobre as vantagens e a eficácia da EAD. Esse último resultado foi reforçado pelos resultados da pesquisa quantitativa, feita com a aplicação de um instrumento que buscou investigar a percepção dos servidores ocupantes de cargos comissionados lotados em gabinetes de ministro sobre a eficácia e vantagens da educação a distância. Participaram da pesquisa quantitativa um total de 199 sujeitos, dos quais 151 responderam ao questionário entregue, equivalendo a 60,64% da população investigada. Em relação às duas dimensões do instrumento aplicado, eficácia e vantagens, os dados apontam que os servidores não acreditam muito na eficácia, embora identifiquem algumas vantagens nessa modalidade de ensinoaprendizagem. Com relação à implantação de um modelo de universidade corporativa no STJ, foi observado que dos dez componentes fundamentais para o sucesso da universidade corporativa, a Instituição atende a cinco.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordUniversidade corporativaen
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalen
dc.subject.keywordSuperior Tribunal de Justiça (STJ)en
dc.subject.keywordEducação corporativaen
dc.titleViabilidade de implantação de um modelo de universidade corporativa no Poder Judiciárioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-02-17T13:25:08Z-
dc.date.available2011-02-17T13:25:08Z-
dc.date.issued2011-02-17T13:25:08Z-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1528-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1528-
Aparece na Coleção:Gestão Judiciária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.