Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15257
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreLuisAokiMiasake_RicardoAugustodaSilva_tcc.pdf4,61 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBorges, Geovany Araújo-
dc.contributor.authorMiasake, André Luis Aoki-
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Augusto da-
dc.identifier.citationMIASAKE, André Luis Aoki; SILVA, Ricardo Augusto da. Implementação do controle de balanço no transporte de carga em ponte rolante de escala laboratorial. 2013. xii, 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa à construção de um modelo de ponte rolante em escala laboratorial para a realização do estudo do movimento pendular da carga. O projeto utiliza um controlador lógico programável para realizar o controle do sistema. A ponte rolante é movimentada horizontalmente por um servo motor. Este, por sua vez, é comandado por uma unidade servo drive a qual gera sinais PWM para alimentar o motor. Ao se movimentar, a ponte rolante faz com que o cabo, que está içando uma carga, balance. Este balanço é detectado por um encoder que está acoplado ao cabo e os dados desse ângulo são enviados ao CLP. O mesmo acontece com os dados do movimento do motor. Para criar uma estratégia de controle para o sistema, foi feito um estudo para modelar as respostas dinâmicas do mesmo. Os dados gerados pelos encoders são lidos e um sinal de erro é gerado através de um controlador, que é enviado ao motor alterando a dinâmica do seu movimento com o intuito de minimizar o movimento pendular. Esta natureza oscilatória das pontes rolantes é um problema que afeta indústrias que utilizam este sistema de transporte. Pois, por ser utilizado no transporte de objetos de grande massa, o sistema se encontra sempre em situações de alto stress mecânico. Por isso, geralmente, procura-se evitar que estas oscilações ocorram, pois podem causar danos ao cabo e ao restante da estrutura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPonte rolantept_BR
dc.subject.keywordTransporte de cargapt_BR
dc.subject.keywordControladores (Engenharia mecatrônica)pt_BR
dc.titleImplementação do controle de balanço no transporte de carga em ponte rolante de escala laboratorialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-12-22T16:22:21Z-
dc.date.available2016-12-22T16:22:21Z-
dc.date.submitted2013-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15257-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work aims to build a small scale model for an overhead crane system in order to study the load’s sway motion. The project uses a programmable logic controller to control the system. The overhead crane is moved horizontally by a servo motor, which is commanded by a servo drive unit that generates a PWM signal to power the motor. When the crane moves, the cable, which is carrying a load, sways. This sway motion is detected by an encoder that is linked to the cable and the data of the detected sway angle is sent to the PLC. The data of the servo motor’s motion is also sent to the PLC. In order to create a control strategy for the system, its dynamic responses were deeply studied and a model was constructed. The data from the encoders are read and an error signal is generated by a controller. This signal is sent back to the motor to modify its motion dynamics in order to minimize the swing. The overhead cranes’ oscillatory nature is a problem that affects industries which use this type of transport. Since it is used to carry heavy loads, the whole system is always under mechanical stress. Therefore, these oscillations should be avoided, as they may damage not only the cable, but also the rest of the structure.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons