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dc.contributor.advisorVidal, Flávio de Barros-
dc.contributor.authorAguiar, Matheus França-
dc.identifier.citationAGUIAR, Matheus França. Utilização de técnicas de busca seletiva no auxílio de processos de tomada de decisão autônoma. 2014. viii, 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste texto apresenta o desenvolvimento de um protótipo de software no qual são utilizadas técnicas de busca seletiva para auxiliar agentes inteligentes em seus processos de tomada de decisão. Escolhendo um jogo de estratégia como ambiente de aplicação, expõe-se a conceitualização, construção e análise do protótipo, denotando-se os algoritmos e ferramentas implementados. São construídos dois agentes inteligentes com diferentes técnicas denominados α e β. Por fim, por meio do jogo desenvolvido, os agentes são colocados à frente de usuários humanos para coleta de dados estatísticos sobre as partidas para fins de comparação quanto aos seus desempenhos. Os resultados obtidos levam em consideração dados como experiência obtida do usuário, quantidade de vitórias e tempo de execução de jogadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProcesso decisóriopt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.subject.keywordSoftware de aplicação - desenvolvimentopt_BR
dc.titleUtilização de técnicas de busca seletiva no auxílio de processos de tomada de decisão autônomapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-11-16T13:03:18Z-
dc.date.available2016-11-16T13:03:18Z-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15163-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper presents the development of a software prototype that uses selective search techniques to assist intelligent agents in their decision taking processes. Choosing a strategy game as an application environment exposes the prototype conceptualization, construction and analysis, thus denoting the implemented algorithms and tools. By putting two intelligent agents called α and β, both built using different techniques and employing the developed game, up against human users, the statistical data collected serves as a measure for performance comparisons. The obtained results take into account data such as the user obtained experience, number of victories and play execution time.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



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