Título: | Por uma política de inclusão (também) para o aluno indisciplinado |
Autor(es): | Melo, Alessandra Aparecida de |
Orientador(es): | Mello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza |
Assunto: | Disciplina escolar Escolas - indisciplina Inclusão escolar Disciplina da criança |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 16-Nov-2016 |
Referência: | MELO, Alessandra Aparecida de. Por uma política de inclusão (também) para o aluno indisciplinado. 2015. 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A educação inclusiva é um dos maiores desafios da sociedade. Desenvolvida na década de 70, ela envolve não somente a pessoa com deficiência, mas a família, a escola e a sociedade. Este estudo busca argumentos que falam a favor da inclusão escolar da criança considerada indisciplinada, que em tempos na escola dos nossos dias, traz toda uma “carga” de mudanças de contextos vivida pela sociedade. Por sua vez, a instituição escolar, bem como seus professores, sofre com a quantidade de alunos considerados indisciplinados, e esta é uma crescente que traz impactos sérios ao trabalho pedagógico de professores, à interação em sala de aula e do aluno com seus pares. Assim, o que pretendo avaliar é quem são essas crianças indisciplinadas que trazem consigo uma “rebeldia” e que atrapalham o cotidiano da sala de aula. E como estes estão inseridos no contexto escolar e, ao mesmo tempo, como a escola esta lidando com esta problemática. Este estudo esta orientado para a preocupação de inserir estas crianças consideradas indisciplinadas no contexto da educação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|