Título: | Análise da atuação do professor de apoio no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais |
Autor(es): | Rezende, Cenilda Gonçalves Santos |
Orientador(es): | Guimarães, Fernanda Rodrigues |
Assunto: | Inclusão escolar Professores de educação especial Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 16-Nov-2016 |
Referência: | REZENDE, Cenilda Gonçalves Santos. Análise da atuação do professor de apoio no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015. |
Resumo: | O estudo apresentado neste trabalho objetivou analisar o papel do professor de apoio no
processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. Identificar
aspectos da gestão escolar que contribuem para a atuação do professor de apoio;
compreender a influência da formação do professor de apoio na sua atuação com os
alunos com desenvolvimento atípico; analisar a concepção do professor de apoio a
respeito da inclusão escolar. Os resultados deste estudo revelaram que a concepção das
professoras de apoio em relação ao conceito de inclusão escolar refere-se à aceitação
plena das diferenças, independente de questões de gênero, etnia, raça, condição física
ou psicológica. Além disso, segundo elas, deve-se garantir à criança o aprendizado em
todas as áreas. Ambas concordam de que foram necessárias mudanças no planejamento
das aulas, promovendo-se adaptações, e que foi necessário administrar o seu modo de
atuar em vista de tornar mais clara a exposição das ideias, facilitando o processo de
aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa
demonstrou que, para as professoras entrevistadas, a formação continuada é essencial,
especialmente por que tende a influenciar no desenvolvimento de competências e de
habilidades. Ao mesmo tempo, foi possível perceber que a própria experiência
profissional cotidiana tende a qualificar a atuação pedagógica dessas professoras quando
o assunto é a atuação na sala de recursos. Por fim, verificou-se que os professores de
apoio atuam de modo individual, isolado da equipe. Não há relato de suporte da
coordenação pedagógica; de captação de materiais e/ou de recursos para viabilizar o
trabalho diferenciado realizado na sala de recursos; e nem de qualquer mudança na
estrutura física da instituição para melhor receber aos alunos com desenvolvimento
atípico. O que ficou claro, a partir das análises realizadas, é que, embora a escola se
proponha inclusiva, não há espaço condizente com aquilo que propõe o processo de
inclusão escolar, nem apoio da gestão para que o professor de apoio exerça seu trabalho
de modo pleno. |
Abstract: | The study presented in this paper aimed to analyze the role of teacher support in the
inclusion process of students with special educational needs. Identify aspects of school
management that contribute to the work of the teacher support; understand the influence
of teacher support in its activities with students with atypical development; examine the
conception of support teacher about school inclusion. The results of this study revealed
that the design of the teachers for support in relation to the concept of school inclusion
refers to the full acceptance of differences, regardless of gender, ethnicity, race, physical
or psychological condition. Moreover, in their view, learning should ensure the child in
all areas. Both agree that changes were needed in the planning of lessons, promoting
adaptations, and that it was necessary to manage their way of acting in order to clarify
the exposition of ideas, facilitating the learning process of students with special
educational needs. Research has shown that for the interviewed teachers, continuing
education is essential, especially by tending to influence the development of skills and
abilities. At the same time, it was revealed that his own daily experience tends to qualify
the pedagogical work of these teachers when it comes to the actions in the resource
room. Finally, it was found that support teachers act individually isolated team.
Unsupported report of pedagogical coordination; Capture of materials and / or resources
to enable the distinguished work in the resource room; nor of any change in the physical
structure of the institution to better receive students with atypical development. What
became clear from these analyzes is that although the school intends inclusive, there is
no consistent space with that which proposes the process of school inclusion, or
management support for the teacher to support exercise your way to work full. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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