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dc.contributor.advisorGuimarães, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.authorRezende, Cenilda Gonçalves Santos-
dc.identifier.citationREZENDE, Cenilda Gonçalves Santos. Análise da atuação do professor de apoio no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO estudo apresentado neste trabalho objetivou analisar o papel do professor de apoio no processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. Identificar aspectos da gestão escolar que contribuem para a atuação do professor de apoio; compreender a influência da formação do professor de apoio na sua atuação com os alunos com desenvolvimento atípico; analisar a concepção do professor de apoio a respeito da inclusão escolar. Os resultados deste estudo revelaram que a concepção das professoras de apoio em relação ao conceito de inclusão escolar refere-se à aceitação plena das diferenças, independente de questões de gênero, etnia, raça, condição física ou psicológica. Além disso, segundo elas, deve-se garantir à criança o aprendizado em todas as áreas. Ambas concordam de que foram necessárias mudanças no planejamento das aulas, promovendo-se adaptações, e que foi necessário administrar o seu modo de atuar em vista de tornar mais clara a exposição das ideias, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa demonstrou que, para as professoras entrevistadas, a formação continuada é essencial, especialmente por que tende a influenciar no desenvolvimento de competências e de habilidades. Ao mesmo tempo, foi possível perceber que a própria experiência profissional cotidiana tende a qualificar a atuação pedagógica dessas professoras quando o assunto é a atuação na sala de recursos. Por fim, verificou-se que os professores de apoio atuam de modo individual, isolado da equipe. Não há relato de suporte da coordenação pedagógica; de captação de materiais e/ou de recursos para viabilizar o trabalho diferenciado realizado na sala de recursos; e nem de qualquer mudança na estrutura física da instituição para melhor receber aos alunos com desenvolvimento atípico. O que ficou claro, a partir das análises realizadas, é que, embora a escola se proponha inclusiva, não há espaço condizente com aquilo que propõe o processo de inclusão escolar, nem apoio da gestão para que o professor de apoio exerça seu trabalho de modo pleno.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação especialpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleAnálise da atuação do professor de apoio no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-11-16T11:11:17Z-
dc.date.available2016-11-16T11:11:17Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15156-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The study presented in this paper aimed to analyze the role of teacher support in the inclusion process of students with special educational needs. Identify aspects of school management that contribute to the work of the teacher support; understand the influence of teacher support in its activities with students with atypical development; examine the conception of support teacher about school inclusion. The results of this study revealed that the design of the teachers for support in relation to the concept of school inclusion refers to the full acceptance of differences, regardless of gender, ethnicity, race, physical or psychological condition. Moreover, in their view, learning should ensure the child in all areas. Both agree that changes were needed in the planning of lessons, promoting adaptations, and that it was necessary to manage their way of acting in order to clarify the exposition of ideas, facilitating the learning process of students with special educational needs. Research has shown that for the interviewed teachers, continuing education is essential, especially by tending to influence the development of skills and abilities. At the same time, it was revealed that his own daily experience tends to qualify the pedagogical work of these teachers when it comes to the actions in the resource room. Finally, it was found that support teachers act individually isolated team. Unsupported report of pedagogical coordination; Capture of materials and / or resources to enable the distinguished work in the resource room; nor of any change in the physical structure of the institution to better receive students with atypical development. What became clear from these analyzes is that although the school intends inclusive, there is no consistent space with that which proposes the process of school inclusion, or management support for the teacher to support exercise your way to work full.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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