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Título: As competências de gestores da comunicação : um estudo sobre o dia a dia da gestão em órgãos públicos
Autor(es): Franco, Raquel Nobrega Crepory
Orientador(es): Curvello, João José Azevedo
Assunto: Comunicação organizacional
Comunicação pública
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 8-Nov-2016
Referência: FRANCO, Raquel Nobrega Crepory. As competências de gestores da comunicação: um estudo sobre o dia a dia da gestão em órgãos públicos. 2016. 56 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as competências de gestores da comunicação do setor público, a partir da observação de um dia de trabalho destes profissionais.As metodologias escolhidas foram entrevista qualitativa e observação participante. Uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos de Comunicação Pública, Comunicação Organizacional, Gestão e Competências foi feita a fim de fundamentar essa monografia. Para a realização da observação, foram escolhidos três gestores da comunicação de diferentes órgãos públicos para que suas atividades rotineiras fossem analisadas. Foi possível identificar quais competências estes profissionais possuem a partir das informações colhidas durante a observação e a entrevista. Concluiu-se que dentre as inúmeras habilidade, conhecimentos e atitudes que um gestor pode ter, destacam-se a comunicação assertiva, empatia, organização e visão estratégica e holística.
Abstract: This work aims to identify the competences of communication managers, which work in public sector, from observing a day of work of these professionals. The methods chosen were qualitative interviews and participant observation. A review about the concepts of Public Communication, Organizational Communication, Management and Competences has been made in order to support this work. Three communication managers of different government agencies were chosen for their routine activities were analyzed. It was possible to identify which competences these professionals have from the information collected during the observations and interviews. It was concluded that among the many skills, knowledge and attitudes that a manager can have, highlight the assertive communication , empathy, organization and strategic and holistic view .
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Jornalismo, 2016.
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