Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15133
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarciaBerteluneAdaid_tcc.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manufatura de pincéis de forma acessível para espaços pedagógicos
Autor(es): Adaid, Márcia Bertulane
Orientador(es): Caetano, Alexandra Cristina Moreira
Coorientador(es): Vega Júnior, Paulo Ivan Rodrigues
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Material didático
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 7-Nov-2016
Referência: ADAID, Márcia Bertulane. Manufatura de pincéis de forma acessível para espaços pedagógicos. 2014. 40 f., il. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Conselheiro Pena-MG, 2014.
Resumo: No contexto da educação em Artes Visuais no Brasil, atualmente encontra-se acessível, formação acadêmica, propostas, metodologias e parâmetros norteadores, para que profissionais e atuantes nesta área, proporcionem meios para que se alcancem os objetivos desta disciplina. Porém, práticas artísticas são pouco exploradas em escolas brasileiras, devido principalmente a falta de materiais didáticos, quantitativamente e qualitativamente. Tornando deficiente a aprendizagem nesta área do conhecimento. Problemas que geram este resultado permeiam negligências de políticas governamentais, banalização quanto a importância desses materiais por administradores das escolas, falta de profissionais capacitados, e interessados em educar dentro dos objetivos desta educação, entre outros. Nessa realidade, são válidos esforços e determinações individuais ou institucionais para diminuir os problemas que a falta desses materiais causam a esta educação específica. Este trabalho mostra que é possível realizar manufaturas de pincéis que sejam funcionais e de boa qualidade, utilizando materiais de fácil acesso. Essa prática favorece produções artísticas necessárias para que sejam alcançados objetivos da educação em Artes Visuais, tanto com a manufatura em questão, quanto com sua utilização em atividades que necessitem desta ferramenta. A contribuição deste trabalho para que a educação em Artes Visuais aconteça da melhor forma possível, é parcial, mas relevante.
Abstract: On the current context of Education in Visual Arts in Brazil, thereare many accessible academic background, proposals, methodologies and guiding parameters for professionals working in this area, providing means for the achievement of the objectives of this discipline. However, artistic practices are little explored in Brazilian schools, mainly due to the lack of appropriate materials, quantitatively and qualitatively, ultimately resulting in a learning deficit on this area of knowledge. Problems that generate this result comes from the negligence of government policies, trivializing the importance of these materials by school administrators, lack of trained professionals interested in educating within the objectives of the discipline, among others. In this reality, all the efforts are worthy among individual and institutional determinations to reduce the problems caused by the shortage of these materials on this specific educational area. This work shows that it is possible to produce manufactured brushes, with a good quality and functionality, using easily accessible materials. This practice promotes real artistic productions in order to achieve goals in Education on the field of Visual Arts, includes both the manufacturing in itself and the activities that requires the use of this tool. The contribution of this work at the first glance could be partial, butreveals to be very relevant in promoting the educational practices in Visual Arts.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão do curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Decanato de Ensino de Graduação, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons