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Título: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino superior do Distrito Federal
Autor(es): Macedo, Dâmarys Ferreira de
Orientador(es): Braga, Ana Rita Costa de Souza Lobo
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão universitária
Instituições de ensino superior
Estudantes deficientes
Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Nov-2016
Referência: MACEDO, Dâmarys Ferreira de. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino superior do Distrito Federal. 2016. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: São considerados alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), aqueles que apresentam dificuldades de longo prazo, sejam estas de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, dificuldades as quais estando em contato com diversas barreiras podem limitar a participação plena e efetiva desses sujeitos na escola e na sociedade. A inclusão é um processo de participação social plena, por isso, não se resume apenas a algumas áreas da vida humana, como saúde, lazer e educação. Deve se fazer presente em todas as áreas da vida do sujeito, inclusive a educacional. Objetivo: Visto que as pessoas com deficiência têm direito a educação em todos os níveis de ensino, o objetivo deste estudo é verificar analisar e comparar o percentual de alunos com NEE matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal (DF), públicas e privadas, bem como identificar as principais deficiências encontradas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo o qual foi realizado através de pesquisas bibliográficas e documentais, bem como interpretação e comparação dos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) quanto ao número de pessoas com deficiência matriculadas no ensino superior do DF. Resultados: Os resultados encontrados ampliam a discussão sobre o assunto, pois houve um número crescente de matrículas no DF entre os anos de 2011 e 2014. Conclusão: Sugere-se a realização de estudos que possam identificar qual a realidade vivida por esses alunos inseridos em IES do DF e se as Instituições realizam um atendimento de qualidade, satisfatório aos estudantes.
Abstract: Introduction: Students with Special Educational Needs (SEN) are those who present physical, mental, intellectual or sensory long-term difficulties. When these students are faced with some obstacles in a school or society, they may not have a full and effective participation. Inclusion is a entire social participation process, therefore, is not just about some areas of human life such as health, leisure and education. It must be included in all individual's life, including education. Objective: Considering that people with disabilities are entitled to education at all levels, the aim of this study is to verify, analyze and compare the percentage of students with special needs enrolled in Higher Education Institutions (HEIs), publics and privates, in the Federal District (DF) as well as identify the main weaknesses found. Methodology: It is a quantitative and descriptive study which was developed through bibliographical and documentary researches, also interpretations and comparisons from a data survey provided by the National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira (INEP) and the number of enrolled people with disabilities in higher education in the Federal District. Results: The achieved results extend the discussion of the subject, because there were a growing number of enrollments in DF between the years 2011 and 2014. Conclusion: It is suggested a research to identify the real life experienced by these students placed in HEI of DF and if these Institutions provides a quality assistance to the students.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pela autora.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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