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                https://bdm.unb.br/handle/10483/15096
    
    
| Título:  | Educação especial na perspectiva da inclusão escolar em Cruzeiro do Sul – Acre | 
| Autor(es):  | Sena, Cleidiane Almeida | 
| Orientador(es):  | Dias, Sueli de Souza | 
| Assunto:  | Inclusão escolar Estudantes com necessidades educativas especiais Educação inclusiva | 
| Data de apresentação:  | 28-Nov-2015 | 
| Data de publicação:  | 27-Out-2016 | 
| Referência:  | SENA, Cleidiane Almeida. Educação especial na perspectiva da inclusão escolar em Cruzeiro do Sul – Acre. 2015. 60 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | 
| Resumo:  | A pessoa com necessidades educacionais especiais (seja por deficiências, transtornos globais no desenvolvimento ou por altas habilidades) tem direitos, garantido por lei de estudar em escola comum, compartilhando experiências e aprendizagens com seus pares com ou sem deficiências. Com base nessa concepção foi organizada a presente pesquisa, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar em Cruzeiro do Sul – Acre, que busca analisar a educação inclusiva e investigar o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas séries iniciais em uma escola da rede estadual. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo qualitativa. O principal instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista qualitativa. Participaram do estudo quatro educadores da rede pública que desempenhavam as seguintes funções: dois professores que atuam em Atendimento Educacional Especializado, um coordenador pedagógico local que atua em uma escola e uma coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI). Como resultado da pesquisa foi possível constatar que o ensino inclusivo é aplicado com muita atenção e responsabilidade na escola pesquisada, com envolvimento da equipe gestora, AEE e NAPI. O educador se empenha para ser um professor atuante e atender os alunos com diferentes deficiências, que juntos vêm contribuindo com a formação dos alunos e o desenvolvimento de suas potencialidades. | 
| Informações adicionais:  | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | 
| Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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