Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Sueli de Souza | - |
dc.contributor.author | Sena, Cleidiane Almeida | - |
dc.identifier.citation | SENA, Cleidiane Almeida. Educação especial na perspectiva da inclusão escolar em Cruzeiro do Sul – Acre. 2015. 60 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pessoa com necessidades educacionais especiais (seja por deficiências, transtornos globais no desenvolvimento ou por altas habilidades) tem direitos, garantido por lei de estudar em escola comum, compartilhando experiências e aprendizagens com seus pares com ou sem deficiências. Com base nessa concepção foi organizada a presente pesquisa, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar em Cruzeiro do Sul – Acre, que busca analisar a educação inclusiva e investigar o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas séries iniciais em uma escola da rede estadual. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo qualitativa. O principal instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista qualitativa. Participaram do estudo quatro educadores da rede pública que desempenhavam as seguintes funções: dois professores que atuam em Atendimento Educacional Especializado, um coordenador pedagógico local que atua em uma escola e uma coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI). Como resultado da pesquisa foi possível constatar que o ensino inclusivo é aplicado com muita atenção e responsabilidade na escola pesquisada, com envolvimento da equipe gestora, AEE e NAPI. O educador se empenha para ser um professor atuante e atender os alunos com diferentes deficiências, que juntos vêm contribuindo com a formação dos alunos e o desenvolvimento de suas potencialidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação especial na perspectiva da inclusão escolar em Cruzeiro do Sul – Acre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-27T14:16:12Z | - |
dc.date.available | 2016-10-27T14:16:12Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15096 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|