Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CleidianeAlmeidaSena_tcc.pdf883,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Sueli de Souza-
dc.contributor.authorSena, Cleidiane Almeida-
dc.identifier.citationSENA, Cleidiane Almeida. Educação especial na perspectiva da inclusão escolar em Cruzeiro do Sul – Acre. 2015. 60 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA pessoa com necessidades educacionais especiais (seja por deficiências, transtornos globais no desenvolvimento ou por altas habilidades) tem direitos, garantido por lei de estudar em escola comum, compartilhando experiências e aprendizagens com seus pares com ou sem deficiências. Com base nessa concepção foi organizada a presente pesquisa, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar em Cruzeiro do Sul – Acre, que busca analisar a educação inclusiva e investigar o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas séries iniciais em uma escola da rede estadual. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo qualitativa. O principal instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista qualitativa. Participaram do estudo quatro educadores da rede pública que desempenhavam as seguintes funções: dois professores que atuam em Atendimento Educacional Especializado, um coordenador pedagógico local que atua em uma escola e uma coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI). Como resultado da pesquisa foi possível constatar que o ensino inclusivo é aplicado com muita atenção e responsabilidade na escola pesquisada, com envolvimento da equipe gestora, AEE e NAPI. O educador se empenha para ser um professor atuante e atender os alunos com diferentes deficiências, que juntos vêm contribuindo com a formação dos alunos e o desenvolvimento de suas potencialidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleEducação especial na perspectiva da inclusão escolar em Cruzeiro do Sul – Acrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-27T14:16:12Z-
dc.date.available2016-10-27T14:16:12Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15096-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons