Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15095
Título: | Inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual em uma escola de ensino fundamental : atualidade e perspectivas |
Autor(es): | Dias, Cleonice Santos |
Orientador(es): | Dias, Sueli de Souza |
Assunto: | Inclusão escolar Deficientes mentais - educação Professores de educação especial Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 27-Out-2016 |
Referência: | DIAS, Cleonice Santos. Inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual em uma escola de ensino fundamental: atualidade e perspectivas. 2015. 55 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015. |
Resumo: | Temos observado grandes avanços ocorridos especialmente na última década, no que diz respeito à educação de pessoas que apresentam algum tipo de necessidade especial. Nesse sentido, a luta pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual passou por significativos avanços, se comparado às concepções e tratamentos re-cebidos pelas pessoas nessa condição em épocas passadas. Na busca por compre-ender como tem se dado o processo de inclusão em uma escola de ensino funda-mental realizamos a presente pesquisa. O principal objetivo foi identificar e analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores regentes na atuação com alunos com deficiência intelectual em contexto educacional inclusivo. A cons-trução foi realizada seguindo orientação qualitativa de pesquisa. Participaram da pesquisa dez professores, sendo que um professor de AEE, dois atendentes e sete professores regentes, que atual do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, que atendem ou já atenderam alunos com deficiência intelectual. As principais con-clusões foram: muitos professores ainda não se sentem, suficientemente seguros para trabalhar com alunos com deficiência; os professores sentem carência de maior apoio em suas práticas pedagógicas cotidianas; a quantidade de material pedagógi-co não atende às necessidades dos professores e de seus alunos; o serviço de Atendimento Educacional Especializado é um importante apoio aos professores re-gentes e aos alunos com deficiência. A pesquisa nos permitiu compreender melhor os desafios da educação inclusiva e o papel deste professor neste processo. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons