Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Sueli de Souza | - |
dc.contributor.author | Dias, Cleonice Santos | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Cleonice Santos. Inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual em uma escola de ensino fundamental: atualidade e perspectivas. 2015. 55 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Temos observado grandes avanços ocorridos especialmente na última década, no que diz respeito à educação de pessoas que apresentam algum tipo de necessidade especial. Nesse sentido, a luta pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual passou por significativos avanços, se comparado às concepções e tratamentos re-cebidos pelas pessoas nessa condição em épocas passadas. Na busca por compre-ender como tem se dado o processo de inclusão em uma escola de ensino funda-mental realizamos a presente pesquisa. O principal objetivo foi identificar e analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores regentes na atuação com alunos com deficiência intelectual em contexto educacional inclusivo. A cons-trução foi realizada seguindo orientação qualitativa de pesquisa. Participaram da pesquisa dez professores, sendo que um professor de AEE, dois atendentes e sete professores regentes, que atual do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, que atendem ou já atenderam alunos com deficiência intelectual. As principais con-clusões foram: muitos professores ainda não se sentem, suficientemente seguros para trabalhar com alunos com deficiência; os professores sentem carência de maior apoio em suas práticas pedagógicas cotidianas; a quantidade de material pedagógi-co não atende às necessidades dos professores e de seus alunos; o serviço de Atendimento Educacional Especializado é um importante apoio aos professores re-gentes e aos alunos com deficiência. A pesquisa nos permitiu compreender melhor os desafios da educação inclusiva e o papel deste professor neste processo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficientes mentais - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual em uma escola de ensino fundamental : atualidade e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-27T14:10:54Z | - |
dc.date.available | 2016-10-27T14:10:54Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15095 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|