Título: | Conhecendo a inclusão escolar sob o olhar do professor : o que a experiência tem a dizer? |
Autor(es): | Carvalho, Carolina Alvarenga de |
Orientador(es): | Guimarães, Fernanda Rodrigues |
Assunto: | Inclusão escolar Gestão escolar |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 21-Out-2016 |
Referência: | CARVALHO, Carolina Alvarenga de. Conhecendo a inclusão escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer? 2015. 68 f. il., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar a concepção do professor a respeito do processo de inclusão; analisar aspectos da formação e da experiência profissional na concepção de inclusão escolar adotada pelo professor; investigar aspectos da gestão escolar que podem influenciar na concepção do professor sobre inclusão escolar. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, tendo como instrumento a entrevista semiestruturada e as observações em sala, realizadas com dois professores: um de história e um de apoio. Sobre a concepção dos professores, estes definem inclusão escolar como um processo de inserção dos estudantes com necessidades educativas especiais na escola regular, de modo que esta inserção extrapole a socialização e garanta a aprendizagem dos estudantes com desenvolvimento atípico. Além disto, os professores afirmam que não se sentem preparados pelos cursos de formação inicial, e consideram que seja necessária uma capacitação como fundamental para atuarem nesses contextos. Relatam, ainda, sentimento de despreparo e dúvidas em relação à condução da prática pedagógica com alunos com necessidades educacionais especiais. Sobre a influência da gestão no conceito de inclusão escolar, observou-se que quando esta assume uma postura em favor da inclusão, empenhando-se em adequar a escola ao atendimento dos estudantes com necessidades educativas especiais, os professores tem a oportunidade de atribuir um sentido mais fidedigno a respeito da inclusão escolar, pautado na diversidade. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|