Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Fernanda Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Carolina Alvarenga de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Carolina Alvarenga de. Conhecendo a inclusão escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer? 2015. 68 f. il., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo investigar a concepção do professor a respeito do processo de inclusão; analisar aspectos da formação e da experiência profissional na concepção de inclusão escolar adotada pelo professor; investigar aspectos da gestão escolar que podem influenciar na concepção do professor sobre inclusão escolar. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, tendo como instrumento a entrevista semiestruturada e as observações em sala, realizadas com dois professores: um de história e um de apoio. Sobre a concepção dos professores, estes definem inclusão escolar como um processo de inserção dos estudantes com necessidades educativas especiais na escola regular, de modo que esta inserção extrapole a socialização e garanta a aprendizagem dos estudantes com desenvolvimento atípico. Além disto, os professores afirmam que não se sentem preparados pelos cursos de formação inicial, e consideram que seja necessária uma capacitação como fundamental para atuarem nesses contextos. Relatam, ainda, sentimento de despreparo e dúvidas em relação à condução da prática pedagógica com alunos com necessidades educacionais especiais. Sobre a influência da gestão no conceito de inclusão escolar, observou-se que quando esta assume uma postura em favor da inclusão, empenhando-se em adequar a escola ao atendimento dos estudantes com necessidades educativas especiais, os professores tem a oportunidade de atribuir um sentido mais fidedigno a respeito da inclusão escolar, pautado na diversidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Conhecendo a inclusão escolar sob o olhar do professor : o que a experiência tem a dizer? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T13:54:44Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T13:54:44Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15086 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|