Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CatianaNogueiraDosSantos_tcc.pdf614,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção de professores sobre o atendimento de seus alunos com necessidades educacionais especiais em um centro de atendimento especializado
Autor(es): Santos, Catiana Nogueira dos
Orientador(es): Borges, Fabrícia Teixeira
Assunto: Atendimento educacional especializado
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência - educação
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 21-Out-2016
Referência: SANTOS, Catiana Nogueira dos. A percepção de professores sobre o atendimento de seus alunos com necessidades educacionais especiais em um centro de atendimento especializado. 2015. 53 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Inclusão é possibilitar que pessoas que não tem acessos a seus direitos possam ser inseridas em serviços e benefícios de forma que possibilite que tanto a família quanto o portador de deficiência tenha acesso, garantindo melhoras no seu desenvolvimento. No contexto escolar, inclusão significa possibilitar que crianças com necessidades educacionais tenham direito à educação no ambiente de escola regular. Neste contexto, essa pesquisa busca compreender a relação existente entre o trabalho do centro especializado e a escola regular, tendo em vista que o foco principal é o professor da escola regular o qual será pesquisado o seu conhecimento acerca do que é inclusão, sobre como funciona um centro de atendimento especializado, quais contribuições são desenvolvidas no seu trabalho em ambiente escolar com seus alunos que são atendidos em um centro de atendimento especializado e quais direcionamentos podem ocorrer para contribuir nos avanços da educação inclusiva na sua escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizado como instrumento um questionário, com questões abertas. O mesmo foi aplicado para quatro professoras da Escola Anita que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais, e que no momento estão recebendo atendimento especializado em um Centro de Atendimento Especializado de Carinhanha. A análise dos dados foi distribuída em categorias proporcionando detalhar cada tema e como se ocorreu o desenvolvimento para as professoras. Conclui-se então que entre os professores da escola regular juntamente com o Centro de Atendimento Especializado de Carinhanha possam futuramente se desenvolver nas prioridades de aprendizagem dos alunos com deficiência e quais direcionamentos podem ocorrer para contribuir nos avanços da educação inclusiva na Escola Anita e demais escolas do município supracitado.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons